X

Baianos, Cerqueira, Cruz e Menezes são destaques no Bahia Juniors

Quinta, 17 de outubro 2013 às 13:53:45 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
A partir deste sábado começará o Bahia Juniors Cup, torneio da série ITF que conta pontos para o ranking mundial dos 18 anos e evento com pontos para o ranking Cosat (Sul-americano) dos 16 e 14 anos além de pontos do ranking nacional da CBT nos 12 anos. A competição, que terá mais de 210 atletas, termina no dia 26 de outubro nas quadras rápidas do Costa Verde Tênis Clube com entrada gratuita ao público e o torneio tendo apoio dos Correios, da SUDESB – Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia e realização da Federação Bahiana de Tênis.

Três atletas atletas baianos são destaque na busca pelo título na chave dos 18 e 16 anos. Silas Cerqueira, de 17 anos, que fez ponto no ranking mundial profissional da ATP com 15, lutará pelo caneco. Silas, tenista da casa, está entusiasmado com a tentativa do troféu para impulsionar no ranking mundial "É sempre muito bom ter a oportunidade de poder jogar um torneio em casa. Venho jogando melhor e estou com boas expectativas para esse torneio. Espero poder desfrutar o máximo dessa oportunidade e dar o máximo de mim para conseguir um resultado positivo", destacou o tenista que treina no Bahia Tênis, em Salvador: "Acredito que meu tênis vem evoluindo nesses torneios nos ultimos meses. O da Bahia pode me trazer confiança, o que é muito importante".

Lucas Cruz, de 14 anos e que recém iniciou a disputar a categoria 16 anos e foi número dois do país nos 14 anos. atleta da Afini Tennis, de São José dos Campos (SP), terá como rival Leonardo Menezes, de 15 anos. Os dois tenistas serão cabeças de chave. Menezes poderá repetir o feito de 2011 onde sagrou-se campeão deste torneio jogando na idade de 14 anos. Maria Menezes vem com força total após garantir em Curitiba a classificação para a Copa Master (oito melhores do ranking nacional ). Maria, atual sexta do ranking brasileiro dos 12 anos, jogará a chave dos 14 anos e pela frente grandes rivais. A baiana Catarina Azevedo terá a companhia da outra baiana , Thainá Amorim.

No feminino, na categoria 18 anos, a tenista das Ilhas Maurício, Emmanuele De Beer será a principal cabeças de chave junto com as brasileiras Lara Soares, Erika Pereira, além do destaque brasileiro Thaísa Pedretti, tenista de apenas 14 anos que já venceu partida nível profissional em eventos da WTA.

Atletas terão teste no Bahia Juniors Cup - Os primeiros frutos do programa Play and Stay da academia DC Tennis/Clube Bahiano de Tênis estão começando a aparecer no cenário do tênis nacional. Há dois anos o técnico Duda Catharino Gordilho criou uma equipe de competição para o Clube Bahiano de Tenis. Essa equipe é formada pelos tenistas Gustavo Schwebel (11 anos), Catharina Azevedo (12 anos) e Gabriel Bastos (11anos), contando também com Luis Felipe Berenguer. O programa de treinamento conta com duas horas diárias de treino na quadra todos os dias e ainda com preparação física duas vezes na semana com o preparador físico Lucio Estrela.

"O foco principal é a formação técnica e tática de cada atleta pois entendemos que o jogo/golpes de uma tenista profissional é desenvolvido até os 14 anos," diz Duda Catharino Gordilho , diretor do DC Tennis/Clube Bahiano de Tênis: "Todos eles já participando e conquistando torneios estaduais, sendo campeões de suas respectivas categorias. Neste ano eles começaram a viajar e participar de campeonatos nacionais com o intuito de adquirirem experiência enfrentando novos e maiores desafios. Chega agora a vez do teste de 2013 que é o Bahia Juniors Cup".

Em 2011 a Federação Bahiana de Tênis com apoio da Confederação Brasileira de Tênis criou um centro de treinamento de alto rendimento para a formação de atletas para competições e revelação de novos talentos. Desde de meados de 2013 o CT ocupa duas quadras da ADELBA – Associação dos funcionários da Coelba, sempre tendo a frente o treinador José Evaldo Silva Junior que treinou e revelou atletas como Lucas Cruz, Julia Overbeck, Luiza Souza, Leonardo Menezes, Lucas Nóbrega, Silas Cerqueira e José Evaldo Neto que hoje treina no IGT em Porto Alegre, todos com excelente currículo e galeria de troféus e conquistas. Evaldinho como é carinhosamente conhecido, agora treina uma nova safra de jovens novos atletas que disputarão o Bahia Juniors Cup 2013 em busca de desafios e novas experiências. O time do CT Bahia da FBT é composto por Maria Fernanda Menezes (12), Thainá Amorim (12), Gabriela Mascarenhas (12), Matheus Mascarenhas (12), João Pedro Timóteo (12), Matheus Honorato (14), Guilherme Cupertino (9), Gabriel Bastos (12) e Natan Rodrigues (12).

Serviço:

Costa Verde Tênis Clube - Avenida Orlando Gomes, 323 - Piatã, Salvador (BA)

Entrada Gratuita
banner
banner