X

Torneio ITF juvenil da Bahia busca manter tradição de revelar talentos

Sexta, 11 de outubro 2013 às 13:28:36 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Tenistas de pelo menos dez países estarão na disputa pelo título do Bahia Juniors Cup, torneio da série ITF que conta pontos para o ranking mundial dos 18 anos e evento que conta pontos para o ranking Cosat (Sul-americano) dos 16 e 14 anos além de pontos do ranking nacional da CBT nos 12 anos. A competição vai do dia 19 até o dia 26 de outubro nas quadras rápidas do Costa Verde Tênis Clube com entrada gratuita ao público e o torneio tendo como apoio a SUDESB – Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia e realização da Federação Bahiana de Tênis.

A competição nos 18 anos terá jogadores de Estados Unidos, Ilhas Maurício, Argentina, Venezuela, Colômbia, Chile, Paraguai e México além é claro do Brasil. Totalizando as categorias 16, 14 e 12 anos serão mais de 210 inscritos se equiparando ao ano anterior.

O torneio tem o reconhecimento por ter revelado grandes nomes do tênis nacional. Em 1992, Gustavo Kuerten, tricampeão de Roland Garros em 1997, 2000 e 2001, passou pela competição e foi campeão dos 16 anos sobre Duda Gordilho em jogo no terceiro set. Semifinalista do Grand Slam francês em 1999 e um dos maiores nomes do tênis brasileiro, Fernando Meligeni também participou do evento assim como Marcos Daniel e Marcelo Saliola. No feminino, Andrea Vieira, última top 100 do ranking mundial até o sucesso de Teliana Pereira este ano, também jogou a competição assim como a carioca Joana Cortez.

“O Bahia Juniors Cup é o resgate da Copa Econômico que foi iniciada na década de 80 e era um importante evento nacional e estamos a cada ano evoluindo para manter a tradição que ela tinha nos anos 80, 90 e início da década passada. O evento migrou para Porto Seguro no meio dos anos 2000 e não vinha bem, mas desde 2011 voltou para Salvador e estamos voltando ao prestígio de antes. Em 2011 fomos para 110 inscritos e tanto em 2012 como agora em 2013 crescemos superando a casa dos 210 inscritos. A competição tem boa referencia dos jogadores oferecendo toda a facilidade dentro e fora de quadra para que possam desempenhar o melhor tênis”, destacou Gian Biglia, diretor da competição.

O Bahia Juniors Cup conta com o patrocínio da Federação Bahiana de Tênis, Correios e Sudesb/Governo do estado da Bahia. O evento tem o apoio da Gatorade e é realizado pela Confederação Brasileira de Tênis, ITF e Cosat.
banner
banner