X

Circuito infantil contará com 5 etapas no RS

Terça, 24 de setembro 2013 às 11:55:31 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
As cidades de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Passo Fundo e Caxias do Sul sediarão, nos próximos meses, uma nova competição que tem como objetivo envolver crianças entre 8 e 12 anos, na chamada idade de formação esportiva.

O Circuito Infantil de Tênis, apresentado pela Paquetá Esportes e pela Secretaria do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Sul - Pró-Esporte/RS, foi lançado oficialmente nesta terça-feira (24), na sede da Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre, com a presença de dois grandes nomes do tênis nacional: Jaime Oncins, um dos maiores jogadores da história do esporte, e Sabrina Giusto, que atualmente trabalham como técnicos. Também participaram da cerimônia o secretário estadual do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe, o presidente do Instituto Gaúcho do Esporte, Ennio Moreira, e o diretor comercial da Paquetá Esportes, Rodrigo Bacher.

Realizado pelo Instituto Gaúcho do Esporte, o evento é oficializado pela Federação Gaúcha de Tênis (FGT), que será a responsável por toda a parte técnica do circuito. A primeira etapa será nos dias 4, 5 e 6 de outubro, em Passo Fundo, nas quadras do Clube Comercial. "Considero fundamental um projeto como este, ainda mais no formato que está sendo proposto, com espaços para recreação. Nesta idade, além de jogar, é preciso diversão", avaliou Jaime Oncins.

A técnica e professora de tênis Sabrina Giusto, que tem grande experiência no sistema Play and Stay, difundido pela Federação Internacional de Tênis (ITF), explica que, nesta metodologia, o peso da bola e da raquete é diferenciado para os jogadores de menor idade, até 10 anos, entre outras características. "Este sistema contribui com o desenvolvimento da garotada. Um circuito como este é super importante, pois investe na base da pirâmide, onde tudo começa", disse Sabrina, treinadora master no Sistema Nacional de Graduação Profissional da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

INCENTIVO - Descobrir talentos, formar cidadãos e oportunizar o crescimento harmônico do tênis no Estado. O secretário do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Sul afirmou que o esporte gaúcho vive uma nova realidade, principalmente a partir da Lei de Incentivo ao esporte, o chamado Pró-Esporte-RS. "O Circuito Infantil de Tênis vai ao encontro do objetivo da lei, trabalhando na base, educando campeões para a vida e buscando a transformação social", destacou Kalil Sehbe.

O diretor comercial da Paquetá Esportes, Rodrigo Bacher, considera fundamental que a empresa invista em um evento deste perfil. "Somos uma empresa gaúcha apostando num evento aqui no Estado e que será um sucesso, com toda a certeza", enfatizou Rodrigo Bacher. Para o próximo ano, o Circuito Infantil de Tênis deverá ter entre 8 e 9 etapas. "Em 2013 o objetivo é contar com etapas em todas as regiões do Estado. Os jogadores terão toda a estrutura necessária para um evento como este, respeitando as características desta faixa etária", explicou o presidente do Instituto Gaúcho do Esporte, Ennio Moreira.

As inscrições para a primeira etapa já estão abertas e devem ser feitas por meio do site da Federação Gaúcha de Tênis, no endereço www.fgtenis.com.br. Não há necessidade dos tenistas serem filiados. O Circuito Infantil de Tênis conta com o patrocínio da Paquetá Esportes, da Secretaria do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Sul - Pró-Esporte/RS, com apoio da FGT e dos clubes sedes das cinco etapas. Mais informações podem ser obtidas junto ao Instituto Gaúcho do Esporte, pelo telefone (51) 3062-6464.

ETAPAS:

1ª Etapa - 4 a 6 de outubro - Passo Fundo – Clube Comercial
(Inscrições até 30/09)
2ª Etapa - 1º a 3 de novembro – Caxias do Sul – Clube Recreio da Juventude
(Inscrições até 28/10)
3ª Etapa - 8 a 10 de novembro – Porto Alegre – Sogipa
(Inscrições até 04/11)
4ª Etapa - 29 de novembro a 1º de dezembro - Novo Hamburgo – Sociedade Ginástica
(Inscrições até 25/11)
Etapa Máster - 7 e 8 de dezembro – Grêmio Náutico União - Porto Alegre
banner
banner