X

ITF de Londrina receberá promessas do tênis mundial

Segunda, 23 de setembro 2013 às 11:28:41 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
A 27ª edição do Arthrom Tennis Cup será realizada entre os dias 28 de setembro e 05 de outubro, no complexo de quadras de saibro do Londrina Country Club, com a participação de aproximadamente 300 tenistas de 30 países. As disputas serão realizadas nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos, no masculino e feminino.

Entre os países que contam com tenistas pré-inscritos na competição estão Inglaterra, Argentina, México, Rússia, África do Sul, França, Suécia, Estados Unidos, além do Brasil, que terá maioria em quadra.

Em 2013, o tradicional campeonato chega à sua 17ª edição internacional, com status de torneio grupo 3 da Federação Internacional de Tênis (ITF), que soma pontos importantes para o ranking mundial na categoria 18 anos. “É o terceiro maior torneio do país na categoria juvenil, em termos de importância e tempo de realização”, observa José Guilherme Danelon, da Tebet & Danelon, organizadora do torneio.

Na categoria 18 anos, os londrinenses Marcelo Tebet Filho – finalista do ano passado - e Fernando Yamacita estão apontados entre os favoritos, ao lado do gaúcho Orlando Luz, número 92 do mundo e cabeça de chave 1 do torneio. Se confirmarem presença, o mexicano Rogélio Siller, que ocupa a posição 116 do ranking da ITF, e o sul-africano François Kellerman, número 361, também devem brigar pelo título.

Entre as mulheres, a brasileira Letícia Vidal, número 219 do mundo, e a austríaca Julia Grabher, cabeça de chave número 1, são as favoritas.

“Uma das características do torneio é que tenistas mais jovens costumam chegar à decisão na categoria 18 anos e depois despontam em termos mundiais. Isso aconteceu com (os argentinos) Guillermo Coria e David Nalbandian, por exemplo. O Coria foi campeão aqui com 16 anos e no ano seguinte foi campeão juvenil de Wimbledon (um dos quatro Grand Slams)”, ressalta Danelon.

Segundo ele, os atuais jogadores que defendem a seleção brasileira na Copa Davis – Thomaz Bellucci, Rogério Dutra Silva, Marcelo Melo e Bruno Soares – também, passaram pelo Arthrom Tennis Cup, da mesma forma que Gustavo Kuerten, tricampeão de Roland Garros. “A gente espera repetir o sucesso dos anos anteriores com tenistas de várias partes do mundo jogando em Londrina mais uma vez”, completa o organizador do torneio, lembrando que todos os tenistas da categoria 18 anos têm a hospedagem e alimentação paga pela organização. Além disso, os árbitros são profissionais da ITF.

Doação de Órgãos

O Arthrom Tennis Cup, além de revelar novos talentos para o esporte, também tem sua preocupação social. Por isso, a organização do torneio abrirá suas portas para o desenvolvimento de ações da campanha “DOAR FAZ BEM AO CORAÇÃO”, organizada pela Central Estadual de Transplantes do Paraná (COPOTT).

No domingo, dia 29, representantes do programa estarão no Londrina Country Club distribuindo o lacinho verde (símbolo da campanha nacional de doador de órgãos), além de folders explicativos.
banner
banner