X

Emoção em dose dupla

Domingo, 08 de setembro 2013 às 12:16:40 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Por Gustavo Santos - A final masculina de duplas do US Open 2013 que acontece neste domingo em Flushing Meadows, coloca frente-a-frente quatro excelentes tenistas que se especializaram nesse complicado estilo de jogo.

Jogar duplas, ao contrário do que muitos pensam, não é tarefa fácil, exige sintonia fina e uma rápida capacidade de raciocínio. Os movimentos são rápidos e precisos e a capacidade de recuperação de um erro cometido é quase nula.

Para que possamos compreender melhor, basta observar o que Bob e Mike Bryan, os irmãos Bryan, fazem em quadra. São gêmeos, e a genética explica isso facilmente. A coordenação de movimentos entre ambos chega a assustar. Já vi inúmeras situações onde o movimento executado por um em determinada jogada é repetido pelo outro ao mesmo tempo em outro lugar da quadra. Daí a dificuldade absurda de vencê-los, algo que Bruno Soares já conseguiu, em pleno Estados Unidos, ao lado de Marcelo Melo pela Davis em 2013.

Mas na tarde deste domingo, o desafio não será os irmãos Bryan, Soares e Peya enfrentarão Leander Paes, da Índia e Radek Stepanek, da Tchecoslováquia. Paes de 40 anos e Stepanek de 34 vão além da parceria nas quadras, além de tudo são grandes amigos. O mesmo podemos dizer de Soares e Peya, uma família. Talvez poucos se lembrem, mas Paes venceu Fernando Meligeni nas Olimpíadas de Atlanta em 1996, ficando com o bronze nos jogos de simples. Paes é um operário em quadra, parece incansável, não desiste fácil de uma bola.

Sobre o jogo de hoje, o saque de Bruno Soares é um fator a ser considerado, e do outro lado o saque, 1º serviço, não é lá essas coisas, mas a devolução da dupla adversária tem sido boa. Soares e Peya sobem muito à rede, forçando os adversários ao erro, deixam pouco espaço, isso vai dificultar o jogo de Paes e Stepanek. Pode ser a primeira grande prova de fogo para Soares e Peya, logo na final, pois no US Open, até o momento, não tiveram nenhuma grande dificuldade.

Aposto em um jogo tranquilo, com vitória de Bruno Soares e Alexander Peya!

Gustavo Alves dos Santos - nosesportes@gmail.com

O bate-pronto é destinado ao leitor onde o internauta pode enviar sua opinião sobre o circuito do tênis. Seu texto será lido e pode ser publicado no Tênis News!
banner
banner