X

Médico de Cielo inicia trabalho de evolução física e prevenção com Bellucci

Sexta, 06 de setembro 2013 às 09:00:00 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Por Ariane Ferreira - Thomaz Bellucci iniciou uma nova etapa de trabalho na última terça-feira. Após o US Open, o paulista foi à clínica comandada pelo respeitado médico esportivo Gustavo Magliocca e deu inicio ao processo de busca de uma melhor condição física.

Foto: Sports Care

O tenista de 25 anos esteve acompanhado de parte de sua equipe para uma conversa e realizou testes físicos no exame de ergoespirometria, conhecido popularmente como 'teste cardiopulmonar'. A ergoespirometria consiste na união do teste ergométrico, que analisa as atividades musculares e de resistência, com a análise do ar espirado pelo paciente, que serve para especificar medidas diretas de parâmetros respiratórios, como consumo de oxigênio, produção de gás carbônico, frequência respiratória e ventilação pulmonar.

Magliocca, que ajudou a curar a lesão no joelho de César Cielo e trabalha com o campeão olímpico, além de Thiago Pereira, acompanhou a recuperação do número um do Brasil da lesão no abdômen, que o retirou do circuito por três meses nesta temporada.

O médico, que atual na clínica de medicina esportiva para amadores e atletas de alto rendimento Sports Care, conta que não há mais preocupação em relação a lesão abdominal: “Nós fizemos o tratamento e hoje ele está recuperado”. Ele ainda afirma que o brasileiro também não sente dores no ombro esquerdo decorrentes de uma bursite que deu sinais no ano passado e explicou como foram os trabalhos da consulta de terça-feira.

“Fizemos uma pesquisa de dados condicionais para elaborar um programa específico para ele. Fizemos testes básicos. Nossa ideia é evoluir o trabalho, pegar dados, todos os possíveis, para dar a máxima confiança para ele e dar aos treinadores maior suporte de trabalho”, explicou.

“O trabalho vai dar ao Daniel Orsanic (treinador do brasileiro) ferramentas que possam ajudá-lo a criar estímulos de treino, ganhos para o atleta e a prática esportiva. Vai munir o Leonardo Prieto e André (preparadores físicos de Bellucci) de informações para que eles desenvolvam trabalhos, em que ele chegue rapidamente à sua forma física e que possa aproveitá-la ao máximo", seguiu.

Magliocca faz questão de ressaltar que o brasileiro, que será o número um da equipe na Copa Davis na próxima semana diante da Alemanha, não tem se queixado de dores: "Que fique claro. Thomaz não esteve aqui por um queixa específica. Não é o ombro ou abdômen, ele está bem e os trabalhos físicos de prevenção e correção (de postura) que ele tem feito têm grandes resultados”, destacou.

O contato de Bellucci com o médico surgiu via sua psicóloga Carla de Piero, que é da equipe da Sports Care.

“A principio Thomaz veio aqui bater um papo, pra gente ver como estava a região do abdômen, mas aí ele estava acompanhado da equipe e iniciamos a bateria de avaliações”, conta Magliocca.

Médico se impressiona com capacidade física de Bellucci - Gustavo mostrou-se satisfeito com o resultado dos testes: "Para ser bem sincero, eu fiquei bem impressionado com a capacidade física do Thomaz. Ele apresentou uma parte aeróbica muito importante. Gostei do que vi."

Perguntado sobre a sensação de que o brasileiro passa em quadra de ter pouca resistência física, Dr. Magliocca rebateu: "Tem gente que pensa ser frágil, mas ele mostrou que tem um grande potencial. É lógico que estamos iniciando as avaliações, mas esse teste (ergoespirometria) mostrou-se muito promissor e remonta toda e qualquer condição do atleta".

Mesmo em inicio de trabalho, Magliocca ressalta a vontade do natural de Tietê em modificar e melhorar seu trabalho: “Acho importante é a iniciativa do Thomaz buscar essa melhora, ter em vista uma evolução permanente que esses trabalhos médicos-fisiológicos, com a Carla (psicóloga), com os preparadores físicos. O trabalho deste pessoal vai ajudá-lo a melhorar treinamento, vai facilitar o trabalho do Daniel (Orsanic) e também vai ajudar a saber onde está o problema que pode atrapalhar em um ou outro resultado (esportivo)", disse.

Dr. Gustavo acredita na volta por cima de Bellucci: “Acredito muito no Thomaz como atleta e do ponto de vista médico acredito muito também, principalmente pelo que já tenho visto. Do ponto de vista médico fisiológico é basicamente explosão muscular e capacidades gestual, de reflexo, aeróbica e anaeróbica. Há claro, as exceções que têm tudo isso muito bem. Como o grau de exigência do tênis é alto do ponto de vista físico em diferentes pontos, é importante que trabalhos como este sejam feitos. Com o Thomaz, por exemplo, estamos começando do zero, vamos avaliar tudo, fazer uma reflexão sobre como ele está, pontuar para a competição, para que seja identificado o ponto forte dele ou os pontos e focar o trabalho nisto que ele é muito bom. Essas informações darão ao Daniel (Orsanic) uma base de informações para ele modificar ou melhorar o treino, e por consequência, os resultados", finalizou.
banner
banner