X

O tênis sofre um duro golpe

Terça, 03 de setembro 2013 às 15:02:41 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Por Gustavo Alves dos Santos - Tenho dito nos últimos tempos, que a forma de se jogar tênis sofreu profundas mudanças. Sem dúvida um tênis de mais força tem sido praticado. Vejamos o vigor e a agressividade de Serena e Nadal.

Quando Serena enfrenta as suas adversárias, exceção feita a alguns encontros, ela parece destruí-las pouco a pouco, não somente pela técnica, mas principalmente pelo esforço imposto a elas. Serena esbanja vitalidade enquanto suas oponentes mal conseguem trocar quatro ou cinco bolas.

A derrota de Federer ontem no US Open, em sets diretos para Robredo, acentuou minha preocupação, e certamente entristeceu os amantes do tênis. Claro, perder é do jogo, mas para um tenista do nível do suíço, da forma como ocorreu, foi incomum. Deu-me a impressão, quando estava 2 a 0, que Federer preferiu não tentar uma reação, porque sabe que não iria muito adiante no jogo.

A recuperação excelente e porque não dizer surpreendente que Nadal apresentou desde seu retorno após a grave contusão no joelho, é um sinal claro de que o componente preparo físico tornou-se tão ou mais importante que a técnica. Sempre frisei a inteligência, o controle emocional e a competência técnica como elementos fundamentais para um jogador de tênis. Começo a repensar isso!

Sampras, Lendl, Björn Borg, Connors, Agassi, McEnroe, estes que vi jogar, reuniam a mais fina classe do tênis. Alguns podem me perguntar sobre os destemperos de McEnroe, mas tenho que lembrá-los, e ele já falou várias vezes sobre isso, que era uma de suas táticas principais para desestabilizar o adversário, algo parecido com as contusões que hoje alguns tenistas simulam, para ganhar tempo no jogo. Embora um pouco cético, vejo Tsonga aliando força e técnica, gosto de estilo do gigante Isner e claro, Nole, extraordinário. Quanto ao Guga, uma pena não ter ido um pouco mais adiante, foi sensacional.

Gustavo Alves dos Santos - nosesportes@gmail.com

O bate-pronto é destinado ao leitor onde o internauta pode enviar sua opinião sobre o circuito do tênis. Seu texto será lido e pode ser publicado no Tênis News!
banner
banner