X

Respeite o tamanho do seu Swing!

Terça, 05 de março 2013 às 10:27:41 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Por Jairo Garbi, consultor da Tênis ProShop, http://www.proshop.com.br - Respeitar o tamanho do seu swing é um grande passo para evitar o incômodo no braço e evoluir tecnicamente. Afinal, é bem melhor estar na quadra de tênis do que no consultório do médico.

Swing é o movimento de braço e corpo que o tenista faz ao rebater a bola.

Um swing pode ter "n" tamanhos, mas para facilitar, vamos dividi-los em três grupos:




















Aos jogadores que se enquadram na categoria "swing curto", sugerimos buscar as raquetes geradoras de velocidade de bola (potência), compensando assim seu curto movimento nas rebatidas. Caso contrário a bola pode ficar muito curta, exigindo mais do seu braço e facilitando a vida do seu adversário e ninguém quer dar essa moleza.

Esta característica de velocidade de bola pode ser encontrada nas raquetes de perfil largo, área de cabeça maior, trama mais aberta das cordas, comprimento padrão ou longo, equilíbrio deslocado para a cabeça ou equilibrada e de menor flexibilidade.

Aos da categoria "swing longo", sugerimos as raquetes geradoras de controle de bola.

Essa característica de controle de bola é comum nas raquetes de perfil fino, área da cabeça menor, trama mais fechada das cordas, comprimento padrão, equilíbrio deslocado para o cabo ou equilibrada e mais flexível. Vale lembrar que um jogador com swing longo e uma raquete geradora de velocidade de bola, vai sofrer muito para colocar a bola na quadra.

E, aos jogadores com swing médio, categoria bastante comum entre os tenistas brasileiros, vamos sugerir as raquetes com boa relação velocidade/controle de bola. Ou seja, as de perfil, área de cabeça, trama das cordas, comprimento, equilíbrio e flexibilidade intermediários.

Dicas e informações

Em geral nato de um indivíduo, o tamanho do swing pode ser modificado durante sua carreira tenística, mas o mais seguro é que ele mantenha seu desejo natural de fazer tal movimento.

O tamanho do swing modificado forçadamente, pode trazer alguns incômodos físicos no futuro. Portanto, se você não tem pretensões profissionais, fique com aquele que a natureza lhe definiu.

É muito importante saber que, tentar adaptar seu swing a uma determinada raquete é um erro grave. Isso pode afetar sua evolução em quadra e a saúde de seu braço/corpo. O correto é encontrar uma raquete que se adeque ao seu swing.

Não menos importante é saber que, o tamanho do swing não representa necessariamente a qualidade de um jogador. Como exemplo, podemos afirmar que não são poucos os profissionais com swing curto e principiantes com swing longo.

É possível uma raquete ser adequada a dois tamanhos de swing! Mas, use isso como recurso e não como regra.

Veja o exemplo:

Uma raquete para jogadores com swing médio, pode ser usada por outro com swing curto, desde que este use recursos para aumentar a velocidade de bola, como corda fina e baixa tensão.

A mesma raquete (para jogadores com swing médio) também pode ser usada por jogadores com swing longo, bastando usar cordas grossas e tensão maior.

É da união do "seu swing & raquete ideal" que nasce o prazer de jogar e evoluir no tênis.

Um grande abraço a todos.

Jairo
Tênis ProShop
tel. +55 11 4702-8989
twitter - @jairoraquetes
contatotecnico@tenisproshop.com.br
site www.tenisproshop.com.br
banner
banner