X

O Alto Índice de Equipamento Incompatível

Quarta, 21 de novembro 2012 às 12:26:13 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Por Jairo Garbi, da Tênis ProShop - Amigos Tenistas, estive nesse final de semana assistindo ao Itaú Masters Tour de Tênis em Angra dos Reis. Quanta satisfação senti ao rever meus ídolos de um passado recente, desfilando em quadra como adolescentes.

O Thomaz Koch sacando e voleando...realmente impressionante! O Maurão Menezes e o Fábio Silberberg levantando o título dessa etapa numa final memorável contra a dupla João Soares/Francisco Costa, com direito a comemoração com champanhe e tudo mais e o Givaldo sendo o campeão do circuito. Esse, jogado na piscina de roupa e tudo. E estava bem frio!

Também gostei muito de rever a Sumara Passos, que ao lado da Sabrina Giusti foram as campeãs dessa etapa. Parabéns à A. Zannoni, campeã do circuito.

Foi uma etapa memorável, com muita alegria e emoção.

Enfim, resgatei ali meus dias de encordoador itinerante de raquetes de tênis, onde cruzava de uma cidade a outra com esse pessoal, comemorando com poucos as vitórias e dando ouvidos a muitos nas derrotas.

Mas o evento foi bem além das exibições dos nossos profissionais. Eram quase 200 tenistas amadores jogando por quatro dias os torneios de duplas, Pro-Am, interclubes, etc. Um verdadeiro devaneio tenístico organizado pela Try Sports.

E foram exatamente esses amadores que me motivaram a iniciar um blog sobre “Equipamentos de Tênis”.

Os mais de 30 anos trabalhando com raquetes e acessórios de tênis me credenciam a comentar sobre a importância de usarmos equipamentos adequados para o estilo físico e técnico de cada jogador. A falta de informações nessa área é gritante, o que leva o tenista a ser um auto didata na escolha de seus equipamentos ou depender do que escuta à beira da quadra.

Usando como base esse grupo de quase 200 tenistas que estavam em Angra, posso afirmar sem medo de errar que, mais de 50% dos jogadores estavam em quadra com raquetes incompatíveis com suas características. E mais de 70% usando cordas e/ou tensões inapropriadas.

Os prejuízos para esses que usam equipamentos díspares das suas características são inúmeros. Esses vão desde o desconforto físico até o baixo aproveitamento técnico.

É incrível saber que mais de 60% dos adultos e 70% das crianças que iniciam no esporte não dão continuidade. Entre outras razões individuais o equipamento incompatível é certamente um dos vilões.

Ainda pela falta de informações, não é incomum encontrar crianças ou adultos totalmente iniciantes tentando jogar com raquetes de seus novos ídolos, não percebendo que estas exigem estilo de jogo definido e braço preparado. Ou então com tensões altas nas cordas, hoje incomum até entre os profissionais.

Enfim, o blog "Equipamentos de Tênis" pretende exclusivamente dar informações úteis e modernas a todos os tenistas, com os simples objetivos de reduzir o índice de pessoas que abandonam o esporte prematuramente, melhorar seu nível tenístico e oferecer mais conforto ao braço, aumentando o prazer de jogar.

Jairo Garbi - www.tenisproshop.com.br - Escreva para mim e tire sua dúvida - raquetes@terra.com.br
banner
banner