X

Del Potro supera Federer e pega Djokovic na semi do ATP Finals

Sábado, 10 de novembro 2012 às 14:25:58 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Juan Martin Del Potro, número sete do mundo, derrubou a invencibilidade de Roger Federer do ATP World Finals e se qualificou às semifinais da competição que é disputada pelos oito melhores tenstas da temporada no piso duro e coberto da O2 Arena de Londres.

Leia Mais:
Federer afirma ter entrado motivado a vencer, sem escolher rival
Del Potro: 'São três grandes e eu na semi'

O natural de Tandil bateu o suíço da Basileia por 2 sets a 1 com parciais de 7/6 (7/3) 4/6 6/3 após duas horas de jogo.

Federer já estava classificado e Delpo precisava do triunfo para garantir sua vaga no Grupo B. A ordem dos classificados foi definida horas depois com o triunfo de David Ferrer sobre Janko Tipsarevic em três sets. O argentino terminou em segundo na chave e vai enfrentar Novak Djokovic. Federer finalizou em primeiro na chave e vai encarar Andy Murray

A situação foi parecida com o que ocorreu em 2009. Federer e Delpo fizeram o último jogo do grupo e o argentino também venceu em três sets com os dois se garantindo nas semis. Na ocasião Federer caiu diante de Nikolay Davydenko na semi que terminou com o troféu batendo o sul-americano na final.

O jogo

Um primeiro set muito equilibrado com os dois soltando o braço na direita, esquerda e com belos pontos. Federer teve três oportunidades de quebra no oitavo game e numa delas cometeu erro bobo, nas outras o argentino foi bem. O jogo seguiu até o tie-break onde o argentino se valeu dos erros de Roger, abriu 6 a 1 e fechou por 7/6 (7/3) após devolução de segundo saque fora de Federer. A parcial durou 52 minutos e teve 21 erros de Federer contra 19 winners. Delpo fez onze vencedoras e se equivocou no mesmo número.

Na segunda etapa Delpo vacilou e foi quebrado de zero logo no primeiro game. Federer fez 2/0 e jogou com mais consistência, cometendo apenas oito erros. Foi confirmando o saque e finalizou com winner de direita e ace por 6/4 após 35 minutos.

Na parcial final Delpo aproveitou um único break forçando erro na esquerda de Federer. Ele abriu 3/0 e foi conduzindo muito bem a parcial no saque contando com erros de Roger. Com um ace ele liquidou e vibrou muito com a vitória e vaga na semi.

Esta foi a quarta vitória de Del Potro em 17 jogos contra Federer, a segunda seguida - a última havia sido há duas semanas na final da Basileia, na Suíça.
banner
banner