X

Ferrer bate zebra polonesa e fatura 1º Masters da carreira em Paris

Domingo, 04 de novembro 2012 às 13:56:22 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
O espanhol David Ferrer, quinto do ranking, finalmente alcançou seu primeiro título de torneio de Masters 1000, após bater o polonês Jerzy Janowicz, 69 do mundo, que foi a grande surpresa do torneio, que é disputado em piso rápido coberto e distribui 2,4 milhões de euros em premiações.

Em 1h27 de partida Ferrer tornou-se o tenista mais velho a conquistar um título de Masters (aos 30 anos e 216 dias), ao fazer 6/4 e 6/3 com autoridade sobre o gigante que furou o quali e em uma supreendente campanha derrubou os favoritos Andy Murray, Janko Tisarevic e Gilles Simon.

Consistente, o espanhol fez 13 bolas vencedoras a 27 do polonês, que cometeu 43 erros não-forçados a 12. Foram três quebras em oito oportunidades contra uma em cinco de Janowicz.

Este é o primeiro título de Masters 1000 da carreira de David Ferrer, que foi vice-campeão em três oportunidades: Roma (2010), onde perdeu para o compatriota Rafael Nadal, além Monte Carlo e Xangai em 2011, onde foi derrotado respectivamente por Nadal e o britânico Andy Murray.

Com o título em Paris, Ferrer tornou-se o maior vencedor da temporada com sete títulos, superando Roger Federer, que tem seis títulos em 2012.

Esta tem sido a melhor temporada da carreira do espanhol, que além dos sete títulos, é o principal responsável por levar o time espanhol a mais uma final de Copa Davis. Ferrer ainda disputou a medalha de bronze na chave de duplas nos Jogos Olímpicos, mas ao lado de Feliciano López ficou com a quarta colocação dos Jogos.

A Campanha
Cabeça de chave 4 no torneio, Ferrer folgou na primeira rodada e encarou o compatriota Marcel Granollers por quem passou por fáceis 6/1 e 6/3. Na sequência, David enfrentou sua partida mais complicada em Paris contra o suíço Stanislas Wawrinka a quem venceu por 6/2 4/6 e 6/2.

Nas quartas de final, Ferrer protagonizou com o francês Jo-Wilfried Tsonga aquela que prometeu ser a melhor partida do torneio, mas a consistência do espanhol contrastou com as belas jogadas e os erros bobos do francês, que foi derrotado por 7/5 e 6/3.

Na semfinal, Ferrer enfrentou outro francês, Michael Llodra, que foi convidado da organização e até então fazia um torneio impecável. Contra o 126ºdo raking Ferrer teve trabalho, mas conseguiu vencer por 6/4 e 7/5. Após a partida, Ferrer minimizou os resultados da temporada e a pressão de ser favorito: "Em todo jogo sou pressionado. Meu trabalho é vencer".

Na final, o gigante de 2m03, Jerzy Janowicz gerou certa resistência no primeiro set, mas parou na insistência do espanhol.

banner
banner