X

Challenger de Rio Quente começa neste sábado com o quali

Sexta, 04 de maio 2012 às 19:49:17 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Começa neste sábado, dia 4 de maio, a disputa do I Algar Telecom Rio Quente Resorts ATP Challenger Tour. Os dois primeiros dias de disputa serão dedicados aos jogos do qualifying, com a participação, entre outros, do tcheco Ivo Minar, que já ocupou a 62ª posição do ranking mundial, mas, por ter perdido o prazo de inscrições do evento goiano, busca uma vaga na chave principal por meio da disputa qualificatória. O evento se estende até sábado, dia 12 de maio, distribuindo pontos de US$ 50 mil.

Anos após ter passado pelas quadras rápidas do Rio Quente como jogador, o gaúcho Marcos Daniel, ex-102º do mundo, volta ao complexo de águas quentes nesta temporada, só que desta vez como técnico do paulista Bruno Sant'Anna. "Joguei a primeira edição do Future de Rio Quente [agosto de 2002]. Acho que perdi para o Bruno Soares, aliás. Aqui é um lugar muito agradável. Estamos [Daniel e Sant'Anna] trabalhando muito na parte técnica e tática. Queremos que ele [Sant'Anna] saia da parte de trás da quadra e comece a jogar mais dentro da linha de base, chegando na rede também. Precisamos dele bem forte fisicamente para que aguente o circuito, já que é um tenista jovem. Acredito que a médio e longo prazo dará pra ver bem a evolução", contou Daniel, após o treino com o seu pupilo no resort, na tarde desta sexta-feira.

Estreante em Rio Quente, Sant'Anna está no Challenger em busca de uma vaga na chave principal. Hoje, aos 18 anos, ele ocupa a 522ª posição do ranking da ATP. "Esta é a minha primeira vez em Rio Quente. Cheguei ontem à noite [quinta-feira] e não tinha conseguido ver quase nada. Vim treinar apenas hoje [sexta-feira]. Fiquei impressionado com o lugar, é muito bonito. Além disso, a estrutura e as quadras são muito boas. Achei tudo muito show. Vim por ser um challenger, já que no Brasil temos mais Futures. O que também pesou na minha decisão foi o fato de o torneio ser na quadra rápida, porque gosto bastante neste piso", contou.

A lista principal do I Algar Telecom Rio Quente Resorts ATP Challenger Tour os paulistas Ricardo Mello, Thiago Alves, Júlio Silva, Ricardo Hocevar e Leonardo Kirche, os gaúchos Guilherme Clezar e André Ghem e os cariocas Fabiano de Paula e Fernando Romboli, além de representantes de outros oito países: Chile, Portugal, Argentina, Uruguai, Suécia, Estados Unidos, Peru e Rússia. O campeão de simples soma 80 pontos no ranking da ATP, enquanto o vice fica com 48 pontos na lista mundial.

O Tênis no Rio Quente Resorts - Ao longo de 13 edições, o Future Tennis Classic Rio Quente Resorts foi onde muitos tenistas brasileiros conquistaram seus primeiros pontos no ranking da ATP. Nas quadras do resort goiano, troféus já foram levantados por atuais destaques do nosso país entre os duplistas do mundo: o gaúcho Franco Ferreiro, 112º da ATP, e os mineiros Marcelo Melo e Bruno Soares, respectivamente 34º e 32º da lista mundial. Entre os estrangeiro que já venceram em Rio Quente estão o luxemburguês Gilles Muller, que em 2011 chegou à 42ª posição da ATP, e os argentinos Leonardo Mayer, 51º em 2010, e Brian Dabul, 82º em 2009.
banner
banner