X

Nadal favorecido pela quadra. Federer luta pelo ranking

Sábado, 17 de março 2012 às 01:17:48 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Por Gabriel Vieira - Será escrito o vigésimo oitavo capítulo de uma história que começou em uma simples oitavas-de-final de Masters, em Miami 2004, e que atualmente, é considerado uma das melhores, senão a maior rivalidade da história do tênis mundial.

Duelos históricos, muitos finais de Slams entre ambos, uma delas considerada a melhor da história. Federer x Nadal se enfrentam nas semifinais do Masters 1000 de Indian Wells. O primeiro, vinha caminhando em marcha lenta nos primeiros jogos, mas teve que elevar o seu nível para passar por Bellucci e passou por Del Potro, vencedor de Major, em apenas 70 minutos. O espanhol de Mallorca precisou de mais de 150 minutos para derrotar o veterano Nalbandian, chegou a perder o primeiro set, mas se recuperou de forma impressionante.

No último confronto entre ambos, no Australian Open desse ano, Nadal venceu de virada por 3 sets a 1. O suíço começou muito bem, mas Nadal foi crescendo no jogo, e a partir de então, foi se sobrepondo no quesito mental e acabou levando a melhor. A quadra de Indian Wells, tecnicamente favorece o jogo do espanhol, que é considerado por muitos um saibrista, possibilitando mais trocas de bola. O retrospecto entre ambos neste tipo de quadra está empatado em 5 x 5, e no geral, 18 x 9 para Nadal. A princípio, a última vitória de Federer, no ATP Finals de Londres, ocorreu numa quadra indoor, muito rápida, onde claramente o jogo do suíço sai em vantagem.

Uma vitória de Federer dimunuiria bastante a distância entre este e Nadal no ranking. Ele ficaria 1,5 mil pontos atrás apenas com a final e um pouco mais de 1 mil caso vença o torneio. A vitória para Nadal significaria a vantagem em confrontos em quadras hard, o que deixaria o suíço com retrospecto positivo apenas na grama, e também, a oportunidade de devolver a derrota no Slam australiano para Djokovic - que deve confirmar favoritismo contra John Isner.

De qualquer forma é um jogão, sem favorito.
banner
banner