Pela quarta vez nesta temporada Roger Federer encontrou Juan Martin Del Potro e como nas outras três oportunidades dominou o argentino e saiu vencedor. O número três do mundo atingiu na tarde desta sexta-feira a semifinal do Masters 1000 de Indian Wells, na Califórnia.
Federer necessitou de apenas 1h09min pra bater o número nove do ranking pela 11ª vez em 13 partidas com o placar de 2 sets a 0 com parciais de 6/3 6/2.
Neste ano Roger derrubou Delpo no Australian Open (quartas), Roterdã (final) e Dubai (semis). O argentino se vangloria de ter vencido o US Open de 2009 sobre o oponente além de um jogo no ATP World Finals no mesmo ano na fase de grupos.
O primeiro game da partida foi chave. Federer começou errando, Delpo teve dois breaks, não aproveitou e num 40/40 se descontrolou com um saque fora de Federer dado como boa pelos juízes. Ele pediu desafio, a máquina não funcionou e a marcação dos árbitros se manteve. Federer confirmou o saque e Delpo ficou ainda gesticulando com aquele erro e acabou se perdendo em erros. O suíço aproveitou, abriu 3/0 e só controlou o serviço sem problemas para fazer 6/3 em 38 minutos. Foram 15 winners e 12 erros de Roger. Delpo ficou nos cinco winners e mesmo número de equívocos.
Na segunda etapa maior facilidade ainda pro natural da Basileia que saiu quebrando e marcando 2/0. Federer foi ao 5/1 demonstrando muita confiança e só teve um susto, ao servir pro jogo com 5/2 e ver Delpo salvar dois match-points e ter um break. Roger botou o sul-americano pra correr e fechou o jogo com um ace, seu 13º, e depois um erro na resposta do rival.
Neste sábado Federer enfrentará o espanhol Rafael Nadal, seu principal rival e número dois do mundo, que sofreu para derrotar o argentino David Nalbandian, 74º colocado e ex-top 3, por 4/6 7/5 6/4 após 2h39min.