O título do ATP 500 de Dubai, Emirados Árabes, conquistado no último sábado, fez com que Roger Federer somasse pontos importantes que o colocam cada vez mais perto de Rafael Nadal na briga pela vice-liderança do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais.
Federer somou 500 pontos e foi aos 8710 ficando a 1705 do espanhol que não jogou na semana, mas também não descartou nada.
Há uma pequena possibilidade de Roger passar Nadal até o início de abril. Precisa ganhar os dois Masters 1000 de Indian Wells e Miami e torcer para más campanhas do espanhol. Nadal descarta 1,2 mil pontos das competições enquanto Federer terá 720 a descontar.
Novak Djokovic, que chegou a ter 4 mil de vantagem para Nadal, só fez 180 e tem 2895 de vantagem para Rafa. Sua vantagem ainda é confortável, mas terá que defender 2 mil com os títulos nos Estados Unidos.
Andy Murray também aproveitou para se aproximar um pouco dos demais com os 300 somados pelo vice. Ele foi aos 7450, 1260 atrás de Federer.
Ferrer e Del Potro sobem - O título em Acapulco na madrugada de domingo deu a quinta colocação de volta ao espanhol David Ferrer ultrapssando Jo Wilfried Tsonga, que o havia passado na segunda-feira passada. Quem também subiu um degrau foi o argentino Juan Martin Del Potro. Semi de Dubai ele somou 180, foi aos 2840 e está em nono bem perto do americano Mardy Fish, oitavo. O tcheco Tomas Berdych permaneceu no sétimo lugar e o sérvio Janko Tipsarevic caiu pro décimo.