X
banner

Masters brasileiro começa nesta quinta em Florianópolis

Quarta, 30 de novembro 2011 às 12:19:55 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Começa amanhã (01/12) em Florianópolis o torneio que encerra o calendário oficial do tênis brasileiro de 2011, o Correios Brasil Masters Cup e o Mapfre Masters Juvenil. Pela primeira vez em Santa Catarina, o evento reúne os oito melhores tenistas profissionais da categoria masculina e feminina e os oito melhores das categorias 12, 14, 16 e 18 anos, masculino e feminino.

Durante o mesmo período, entre os dias 1º e 3 de dezembro, o Jurerê Sports Center, em Jurerê Internacional, também recebe a disputa dos oito melhores cadeirantes e do Circuito Empresarial, este com o principal nome brasileiro no esporte, Thomaz Bellucci. Quem assina o evento é a Confederação Brasileira de Tênis, que desde 2004 é presidida pelo catarinense Jorge Lacerda. “O ano de 2011 foi muito positivo para o tênis brasileiro, pois tivemos a renovação do contrato de patrocínio com os Correios, o início do Projeto Olímpico em parceria com o COB, o Ministério do Esporte, o Larri Passos e o Guga Kuerten, vitórias significativas no Sul-americano, resultados estratégicos da nossa equipe Infanto-juvenil e terminamos o ano com a expectativa de retorno ao Grupo Mundial da Copa Davis”, avaliou Lacerda, salientando que 2012 já inicia com a Fed Cup no final de janeiro, na cidade de Curitiba, uma espécie de copa do mundo feminina do tênis.

Já em Florianópolis, no Masters, nomes como Ricardo Mello, Rogério Dutra Silva, João Olavo Souza (Feijão), além da dupla Marcelo Melo e Bruno Soares, todos da equipe brasileira da Copa Davis e/ou Jogos Pan-americanos, são alguns dos destaques confirmados. Na categoria feminina, as principais jogadoras são Ana Clara Duarte, Vivian Segnini e Teliana Pereira, nomes que formaram a equipe feminina dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara.

O torneio terá a presença também de outro nome que surge com bastante força no cenário nacional, Guilherme Clezar. Após estrear no circuito profissional este ano com quatro títulos de torneios Future, Clezar já ocupa o 303º lugar no ranking mundial da ATP e treina atualmente com Joao Zwetsch, capitão brasileiro da Copa Davis.

Outro destaque é a jovem Beatriz Maia, com apenas 15 anos, que conquistou recentemente seu primeiro título profissional na carreira e é uma das principais promessas do tênis feminino brasileiro.

Além de Bia, outros quatro juvenis irão disputar o torneio profissional, provando a força da nova geração. Thiago Monteiro, sexto no ranking da Federação Internacional, Bruno Sant’Anna (21º), Tiago Fernandes, campeão juvenil do Aberto da Austrália em 2010 e Carla Forte, 409ª, são alguns dos principais nomes da nova geração do esporte que recebem o apoio CBT/Correios.

Na categoria cadeirantes, os destaques ficam por conta de Carlos Alberto dos Santos e Maurício Pommê. Além da qualidade técnica, esses tenistas são um exemplo de superação. Carlos Santos, mais conhecido como “Jordan”, herdou o apelido quando ainda jogava basquete para cadeirantes e hoje é o atual 33º do ranking mundial da ITF. Pommê pratica o esporte desde os 10 anos e, mesmo após ficar paraplégico depois de uma queda do telhado de uma quadra de tênis, em 1997, continuou praticando na modalidade cadeirante e hoje é 43º do mundo.
banner
banner