X
banner

Federer conquista o HEXA e é o novo recordista no ATP Finals

Domingo, 27 de novembro 2011 às 18:15:40 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Roger Federer, número quatro do mundo, deu uma escorregada, mas se reergueu para conquistar na tarde deste domingo o título do ATP World Finals, competição que abriga os oito melhores da temporada e é jogado na O2 Arena em Londres, piso rápido coberto. O suíço derrotou na final Jo-Wilfried Tsonga.

Leia Mais:
Veja como foi a final!
Veja lista dos Maiores Campeões do Circuito!
Siga o Tênis News no Twitter!

Federer, que disputou sua 100ª decisão na carreira, aos 30 anos de idade, superou o número seis do ranking por 2 sets a 1 com parciais de 6/3 6/7 (8/6) 6/3 após 2h17min de ação.

Federer fecha a temporada com quatro títulos e com 17 jogos de invencibilidade. Faturou em janeiro Doha (Qatar) e três canecos seguidos na Basileia (Suíça), Paris (França) e agora Londres. Ele entra para a história como o 4º jogador a alcançar a casa dos 70 títulos (Jimmy Connors, John McEnroe e Ivan Lendl são os outros) e supera Lendl e Pete Sampras se tornando o novo recordista de títulos do evento que fecha o ano. O suíço soma seis conquistas - venceu também em 2010 em Londres, 2006 e 2007 em Xangai e 2003-2004 em Houston).

Federer, recordista também nos Slams com 16 conquistas, só não tem melhor marca nos Masters 1000 que é liderado pro Rafael Nadal com 19 canecos. O suíço está colado com 18 triunfos.

O jogo

Na partida de hoje Tsonga esteve mais perigoso nas devoluções no primeiro set conseguindo sempre um iguais ou 30/30, mas nunca um ponto de quebra. Mas Federer foi mais efetivo, quebrou para abrir 5/3 e fechar por 6/3 com bons serviços.

Na segunda etapa o natural da Basileia serviu pro jogo em 5/4 e antes teve outros breaks para ampliar a vantagem no set, mas desperdiçou. Viu Tsonga ir pra cima no décimo game, empatar e levar ao tie-break. No desempate Federer dominava com 5 a 2, tomou o empate, teve um match-point na devolução salvo pelo francês e foi pressionado perdendo por 7/6 (8/6).

No set final muita tensão dos dois lados. Ambos confirmaram sem muitos sustos até Tsonga se enervar no oitavo game, perder o saque com erro de direita. Desta vez Federer não bobeou, sacou firme e venceu por 6/3.
banner
banner