Resta apenas uma vitória para que Rogério Dutra Silva entre na chave principal do US Open. Em partida válida pela 2ª rodada do qualificatório do último Grand Slam da temporada, o brasileiro despachou o espanhol Adrian Menendez, 253º do mundo, por 2 sets a 0, com duplo 6/3.
Desde o início, Rogerinho dominou as ações da partida. Logo no terceiro game do duelo, ele conseguiu uma quebra e passou a andar em vantagem no placar. Sem dar chance para o azar, o tenista do país conseguiu nova quebra no nono game e fechou a primeira parcial por 6 a 3.
Na segunda série, a quebra também não demorou. Logo no segundo game, o brasileiro conseguiu derrubar o saque de Menendez e ficou com folgada liderança. O primeiro momento de susto veio no quinto game, quando Rogerinho salvou break point. Refeito do susto, ele administrou a vantagem e teve que sair de 0/30 no último game do jogo, antes de fechar novamente por 6 a 3 e garantir a classificação.
O adversário de Dutra Silva na última rodada do quali já está definido. Ele encara o ucraniano Sergei Bubka, cujo nome é o mesmo de seu pai, campeão olímpico do salto com vara em Seul, no ano de 1988, e detentor de 35 recordes mundiais na modalidade. O tenista europeu ocupa a 210ª colocação no ranking e derrotou na 2ª rodada o belga Ruben Bemelmans por 6/3 e 6/2.