X

Ucraniano dá a surpresa e elimina Soderling da Austrália

Segunda, 24 de janeiro 2011 às 00:51:11 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
E a segunda-feira começou com zebra em Melbourne. Robin Soderling, que vinha de nove vitórias seguidas com atuações primorosas, foi eliminado pelo ucraniano Aleksandr Dolgopolov, 46º colocado, nas oitavas de final do Australian Open, primeiro Grand Slam do ano.

O número 4 do mundo, campeão de Brisbane na primeira semana e que sonhava em produzir sua terceira final de Grand Slam na Austrália, levou a virada e caiu em 2h35min por 3 sets a 2 com parciais de 1/6 6/3 6/1 4/6 6/2.

Dolgopolov nunca havia disputado o Aberto da Austrália e aos 22 anos de idade disputou apenas seu segundo encontro diantede um top 10 (perdeu o outro). Ele consegue sua melhor campanha se classificando pras quartas de final onde enfrentará o atual vice-campeão, o britânico Andy Murray, que superou o austríaco Jurgen Melzer, 11º colocado, por 6/3 6/1 6/1.

É a segunda vez que o natural de Kiev apronta. Na terceira rodada ele bateu em cinco sets o francês Jo-Wilfried Tsonga, 13º colocado e vice de 2008.

O jogo

O favoritismo de Soderling só aumentou após vencer com facilidade o primeiro set por 6/1 em apenas 21 minutos. Dolgopolov errava muito e o nórdico distribuía pancadas pra todos os lados.

Na segunda etapa Robin saiu com quebra e 2/1, mas neste momento os ventos mudaram a direção. Dolgopolov devolveu a quebra, ficou mais consistente e incomodou o rival balançando-o no fundo de quadra. Soderling sentiu e levou 6/3 e 6/1 com certa rapidez.

O vice-campeão de Roland Garros em 2009 e 2010 voltou focado ao quarto set, conseguiu uma quebra cedo até fazer 4/0. Ele pediu atendimento para reparar uma atadura no dedão do pé direito. No retorno esfriou um pouco, perdeu o saque, mas encaixou bom serviço para fechar por 6/4.

No set final Soderling largou com quebra, o que dava a impressão de passeio. Mas Dolgopolov fez quatro games seguidos, abriu 4/1, 5/2 e com ótimas passadas fechou o jogo com erro do rival: 6/2.
banner
banner