X

Opinião - Retrospectiva da 1ª Rodada. Grandes duelos na 2ª

Terça, 18 de janeiro 2011 às 17:51:21 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Por Daniel Bervian - Terminaram hoje os jogos da primeira rodada do Australian Open 2011. Os principais favoritos ao titulo, Rafael Nadal, Roger Federer, Novak Djokovic, Andy Murray e Robin Soderling, venceram todos sem problemas, com vitórias em três sets e cedendo ao todo 24 games aos seus adversários.

Nesta segunda rodada, Nadal terá um jogo tranqüilo frente Ryan Sweeting, Federer terá o jogo mais complicado dos favoritos enfrentando o ex top-10 Gilles Simon, Djokovic tem jogo tranqüilo contra Ivan Dodig, Murray também não deve ter sua vida muito dificultada contra Marchenko, e Soderling enfrenta o ótimo sacador Gilles Muller, que pode complicar a vida do sueco caso seja regular no saque.

Nenhum top-10 caiu ainda no torneio, com David Ferrer tendo sido o único a perder um set até aqui, frente à Nieminen. Nesta segunda rodada Tomas Berdych e Fernando Verdasco terão os jogos mais complicados, visto que enfrentam o alemão Philipp Kohlschreiber e o sérvio Janko Tipsarevic respectivamente.

O brasileiro Thomaz Bellucci passou por Ricardo Mello como era previsto, mas apenas em cinco sets, e na segunda rodada contrariando as expectativas não terá Denis Istomin, que foi eliminado pelo qualy Jan Henrych. Sendo assim, Bellucci tem chance de ouro de alcançar pela primeira vez na carreira a terceira rodada do Aberto da Austrália.

Marcos Daniel como era previsto não teve chances com Rafael Nadal, e abandonou o jogo com dores no joelho no fim do segundo set.

A principal surpresa da primeira rodada ficou por conta da queda de Nikolay Davydenko para o perigoso alemão Florian Mayer. Ernest Gulbis também decepcionou ao perder com Benjamim Becker em sets diretos, assim como Sam Querrey que perdeu já de cara com o duplista Lukas Kubot.

Destaque também para as grandes viradas de Gael Monfils que viu seu adversário Thiemo de Bakker abrir 2X0 em sets e sacar para o jogo, mas o francês conseguiu uma virada sensacional, e de Jo-Wilfried Tsonga, que também teve que sair de um revés de dois sets, para virar frente o alemão Philipp Petzchner.

As futuras promessas Grigor Dimitrov, Bernard Tomic, Richard Berankis e Milos Ranonic venceram seus jogos sem ceder sets, frente Andrey Golubev, Jeremy Chardy, Marinko Matosevic e Bjor Phau respectivamente. Uma surpresa a meu ver, pois os adversários de Dimitrov e Tomic eram de bom nível e tops-40 do circuito.

David Nalbadian e Lleyton Hewitt fizeram jus a expectativas e protagonizaram o melhor jogo da primeira rodada, com o argentino saindo vencedor em cinco sets, com 9-7 na parcial final, após estar com 1-3 e break point contra no quarto set, quando o australiano Lleyton Hewitt liderava a contagem dos sets em 2X1. Del Potro também venceu e agora terá jogo complicadíssimo frente o cipriota Marcos Baghdatis. Vamos ver se ele já consegue jogar contra esse nível de jogador ou se ainda é cedo.

A segunda rodada tem inicio hoje às 22h no horário de Brasília. Os melhores jogos você confere no próximo post.

Australian Open 2011 – Os principais jogos da segunda rodada

Terminada a primeira rodada, começará na noite desta terça-feira os jogos da segunda, terminando na madrugada de quarta para quinta, caso não haja contra tempos de chuva evidentemente. Vamos ver o que nos espera.

Juan Martin Del Potro X Marcos Baghdatis – A meu ver o melhor jogo da segunda rodada. Juan Martin Del Potro tentando voltar a seus melhores dias depois de muito tempo parado em 2010 terá jogo muito complicado frente Marcos Baghdatis, e uma vitória aqui da à certeza da volta do argentino ao circuito. Caso perca será uma derrota normal visto Del Potro não estar ainda em suas condições ideais.

Roger Federer X Gilles Simon – Fazem o ultimo jogo da Road Laver Arena nesta madrugada. Gilles Simon ganhou as duas partidas que disputou contra Roger Federer, as duas em 2008, no Masters 1000 de Toronto e na Masters Cup, no entanto não deve surpreender novamente, pois aquele Gilles Simon não é o mesmo de hoje, assim como aquele Roger Federer, não é o mesmo de agora, além de este ser um jogo melhor de cinco sets.

Fernando Verdasco X Janko Tipsarevic – Fernando Verdasco terá o adversário mais complicado dos tops-10, o sérvio Tipsarevic já surpreendeu por duas vezes Andy Roddick em Grands Slams (Wimbledon 2008 e US Open 2010), e uma vitória frente Verdasco nem poderia ser considerada grande surpresa, visto o espanhol não vir em boa fase há algum tempo. De qualquer forma deverá ser um bom jogo.

Tomas Berdych X Philipp Kohlschreiber – Tomas Berdych, numero 6 do ranking, também não deverá ter vida fácil, mas é favorito frente o perigoso alemão Philipp Kohslchreiber.

Stanislas Wawrinka X Grigor Dimitrov – A promessa búlgara Grigor Dimitrov passou bem na primeira rodada por Andrey Golubev, e agora terá um jogo mais difícil frente o suíço Stanislas Wawrinka, que é favorito, mas deverá ter dificuldades.

Bernard Tomic X Feliciano Lopez – Bernard Tomic, promessa da casa, com apenas 18 anos, venceu bem o competitivo Jeremy Chardy, e agora tem boa chance de passar a terceira rodada enfrentando Feliciano Lopez, que é levemente favorito. Este confronto define o adversário de Rafael Nadal caso este passe seu jogo evidentemente.

John Isner X Radek Stepanek – Jogo que prevê muito equilíbrio entre o melhor gigante do circuito John Isner, e o veterano ex top-10 Radek Stepanek. Deverá ser um jogo com pouquíssimas quebras, e sem favorito.

Thomaz Bellucci X Jan Hernych – Não deverá ser um jogo de nível técnico muito elevado, mas para os brasileiros será claro um dos principais jogos da segunda rodada. Thomaz Bellucci tem ótima chance de passar a terceira rodada, e igualar outros jogadores brasileiros como Guga, como um dos únicos a chegar a esta fase disputando o torneio pelo Brasil.

Daniel é gaúcho da cidade de Dois Irmãos e escreve o blog Jogadores da ATP Clique Aqui e acesse o blog!

Você também pode enviar seu texto parapublicação no site através do email tenisnews@gmail.com
banner
banner