Toni Nadal, tio e técnico de Rafael, concedeu uma entrevista ao diário espanhol AS e declarou que o número 1 do mundo chegará em plenas condições para tentar seu primeiro título no ATP World Finals, torneio que reúne os oito melhores do ano em Londres.
Nadal, que não participou do último Masters 1000 em Paris, por uma tendinite no ombro, "está bem", segundo revelou Toni. A falta de ritmo de jogo (não joga desde meados de outubro quando caiu nas oitavas do Masters de Xangai) não desanima o técnico: "Ficar sem competir não é um problema e simestar bem fisicamente. Nadal está fresco e fisicamente estará bem".
Nadal alcançou, no US Open, o único Slam que lhe faltava e soma nove títulos deste porte. Mesmo assim, a fonte do natural de Manacor não se esgotou: "Muita gente fala que o Rafa conseguiu tudo, que a fome não é mais a mesma. Não é assim. O que ele ganhoujáestá no baú e fechado, e o que falta pra conseguir é o próximo torneio que jogar".
Rafa enfrentará Andy Roddick, Novak Djokovic e Tomas Berdych no Grupo A do ATP Finals a partir de segunda-feira, uma chave que não considera forte, tampouco fraca: "Quando jogam os oito melhores pode ocorrer qualquer coisa. Aqui a exigência o ocorre desde o início. Se você não jogar bem, está na rua".
Toni Nadal reconhece que Roger Federer é o máximo rival de seu pupilo no torneio e não quer vê-lo em uma possível decisão: "As finais eu gosto de jogo contra os piores e Federer não é dos piores".