X

Tênis e Saúde - Mudando para a quadra dura

Terça, 27 de julho 2010 às 10:00:00 AMT

Link Curto:

Gilbert Bang III
Por Dr. Gilbert Bang, membro da Society for Tennis Medicine and Science, ligada a ITF - Na coluna desta semana, Dr. Gilbert Bang fala sobre as mudanças que são provocadas na transição de outros pisos para as quadras duras, como acontece nesta época em todo o circuito. Veja outras colunas do Dr. Bang

Nas próximas semanas teremos alguns torneios em quadra dura. Do ponto de vista da saúde, sugere-se uma transição gradual, pois as forças de reação do solo sem dúvida provocação sobrecarga.

Um dos aspectos é que as mudanças de direção serão mais bruscas exigindo maior esforço muscular (brecadas mais bruscas). Como o jogo também se torna mais rápido e trocas de bola mais curtas, as exigências fisiológicas são diferentes.

Assim, a sugestão seria de fazer a transição gradualmente, ou seja, aumentar gradativamente o tempo de treino na quadra dura para não sentir o efeito de maior impacto nos membros inferiores (principalmente nos pés e perna/canela) e na coluna. A prevenção fica por conta da aplicação de gelo após os treinos.

Sobre Dr. Gilbert Bang

Gilbert Bang é médico fisiatra, mestre em Ortopedia e Traumatologia, médico do Centro de Reabilitação do Hospital Albert Einstein (SP), membro da Society for Tennis Medicine and Science (STMS) e fundador da BANGSPORTS.
banner
banner