X

Tênis e Saúde - Saiba mais sobre as lesões no quadril

Sexta, 23 de julho 2010 às 13:22:27 AMT

Link Curto:

Gilbert Bang III
Por Dr. Gilbert Bang, membro da Society for Tennis Medicine and Science, ligada a ITF Nessa edição você saberámais sobre os problemas no quadril. Gustavo Kuerten, Magnus Norman já sofreram com ele e hoje Lleyton Hewitt e David Nalbandian padecem de problemas parecidos.

A Sìndrome do impacto do quadril ou impacto femoro-acetabular é o quadro decorrente do impacto do fêmur com o acetábulo, que é a região onde o fêmur se encaixa para formar a articulação do quadril.

Na figura pode-se ver do lado esquerdo um quadril normal. Do lado direito estão assinaladas as duas formas comuns de impacto ("cam" e "pincer"). No primeiro caso, há um alteração no contorno da transição da cabeça do fêmur para o colo enquanto no segundo caso, ocorre um aumento da cobertura do acetábulo.



Nas duas situações há predisposição ao impacto, ou seja, como as estruturas se apresentam maior do que o normal, ocorre o impacto entre as superfícies gerando então, a sobrecarga local com consequências como, por exemplo, lesão de cartilagem, artrite precoce e lombalgia.

Vale lembrar que uma lesão no quadril não provoca necessariamente dor somente no quadril. Os sintomas podem se iniciar de diversas formas como uma "dor na virilha", no tendão dos adutores, abdome.

Desta forma, a avaliação por especialistas é fundamental para o diagnóstico e intervenções precoces que pode até ser uma artroscopia, pois o desenvolvimento do impacto tem componentes congênito e ambiental (prática de atividade física ou esporte).

Sobre Dr. Gilbert Bang

Gilbert Bang é médico fisiatra, mestre em Ortopedia e Traumatologia, médico do Centro de Reabilitação do Hospital Albert Einstein (SP), membro da Society for Tennis Medicine and Science (STMS) e fundador da BANGSPORTS.
banner
banner