X

Especial Copa Davis: confira super raio-x das quartas de final!

Quarta, 07 de julho 2010 às 10:23:15 AMT

Link Curto:

Novak Djokovic x EUA 10 II
Por Vitor Souza Paula - Neste final de semana, entre os dias 9 e 11 de julho, oito países lutam pelas quatro vagas nas semifinais do Grupo Mundial da Copa Davis, e o Tênis News prepara você para os duelos com um super raio-x das equipes. Confira!

FRANÇA X ESPANHA – Clermont-Ferrant, piso rápido coberto

Franceses e espanhois prometem fazer um duelo equilibrado. Mesmo sem Jo Tsonga, Richard Gasquet e Paul-Henri Mathieu, o time francês é perigoso e aposta no apoio da torcida e no piso rápido e coberto para tentar surpreender os atuais bicampeões da competição. Sem o número um do mundo, Rafael Nadal, a ‘Armada’ conta com as boas atuações de Fernando Verdasco e David Ferrer para vencer sua décima série consecutiva na competição. No confronto direto entre os dois países, os espanhois lideram por 5 a 1, sendo a única vitória francesa sido obtida em 1923.

França: Gael Monfils, Julien Benneteau, Gilles Simon e Michael Llodra. Capitão: Guy Forget.
Espanha: Fernando Verdasco, David Ferrer, Nicolas Almagro e Feliciano Lopez. Capitão: Albert Costa.

RÚSSIA X ARGENTINA – Moscou, piso rápido coberto

Assim como na primeira rodada contra a Suécia em Estocolmo, a Argentina terá que desdobrar para avançar. Os sul-americanos estão desfalcados de seus dois principais jogadores – Juan Martin Del Potro e Juan Monaco – e apostam todas as fichas na experiência de David Nalbandian, que vem se recuperando de lesão no quadril, jogou pouco esse ano e abriu mão de disputar Wimbledon há duas semanas para se preparar melhor para a série.

Os russos, por sua vez, contarão com força máxima para tentar manter a série invicta em casa. Até agora, são 17 vitórias seguidas jogando sob seus domínios, incluindo a final de 2006 contra a mesma Argentina no ginásio olímpico de Moscou, o mesmo palco dos jogos deste final de semana.

Rússia: Nikolay Davydenko, Mikhail Youzhny, Teimuraz Gabashvili e Igor Kunitsyn. Capitão: Shamil Tarpischev.
Argentina: David Nalbandian, Eduardo Schwank, Horacio Zeballos e Leonardo Mayer. Capitão: Modesto ‘Tito’ Vazquez.

CROÁCIA X SÉRVIA – Split, piso rápido e coberto

O duelo entre croatas e sérvios envolve muita rivalidade histórica, uma vez que os dois povos faziam parte da antiga Iugoslávia e são rivais étnicos. Por isso, o duelo em Split é cercado de muita apreensão e a sede foi escolhida justamente por ser um lugar com menor risco de problemas, uma vez que na capital Zagreb os sérvios poderiam sofrer retaliações por parte do público.

Falando de tênis, os sérvios estão muito animados com a melhor campanha de sua história. Liderados por Novak Djokovic, número 2 do mundo, os visitantes esperam alcançar pela primeira vez as semifinais da Davis. Já os croatas não contam com os potentes saques de Ivo Karlovic e Mario Ancic, lesionados, e por isso o veterano Ivan Ljubicic, que havia se retirado da equipe em 2007, voltou atrás na decisão e vai se juntar a Marin Cilic para tentar levar os campeões de 2005 novamente à penúltima fase, assim como no ano passado.

Croácia: Marin Cilic, Ivan Ljubicic, Antonio Veic e Ivan Dodig. Capitão: Goran Prpic.
Sérvia: Novak Djokovic, Viktor Troicki, Janko Tipsarevic e Nenad Zimonjic. Capitão: Bogdan Obradovic.

CHILE X REPÚBLICA TCHECA – Coquimbo, saibro descoberto

Chilenos e tchecos tinham tudo para fazer uma série recheada de estrelas, mas as principais armas de cada equipe estão machucadas e o duelo promete ser o com menos brilho dos quatro. Sem Fernando Gonzalez, os donos da casa apostam no campeão olímpico de 2004, o experiente Nicolas Massú, para não fazer feio diante da torcida. Já os tchecos, vice-campeões ano passado, não terão a dupla Tomas Berdych, vice-campeão de Wimbledon, e Radek Stepanek, e por isso deverão ter sérias dificuldades para avançar.

Chile: Nicolas Massú, Jorge Aguilar, Paul Capdeville e Cristobal Saavedra-Corvalan. Capitão: Hans Gildemeister.
Rep. Tcheca: Jan Hajek, Lukas Dlouhy, Frantisek Cermak e Ivo Minar. Capitão: Jaroslav Navratil.
banner
banner