X

Entenda melhor os efeitos do uso de hormônios para crescimento

Quarta, 31 de março 2010 às 11:27:30 AMT

Link Curto:

Gilbert Bang III
Por Dr. Gilbert Bang, membro da Society for Tennis Medicine and Science, ligada a ITF, ATP e WTA - Coluna desta semana do Dr. Gilbert Bang traz um estudo sobre o uso do hGH, hormônio para crescimento que apareceu no anti-doping do americano Wayne Odesnik essa semana. Leia!

O hormônio de crescimento (hGH) é produzido e liberado naturalmente pelo organismo após o sono profundo e exercícios. O uso terapêutico (injetável) tem suas indicações específicas em algumas doenças. Em adolescentes, tem sido usado como sinergista da testosterona fisiológica na fase de crescimento como forma de obter maior estatura e ganho de massa muscular. Entretanto, questionários aplicados por pesquisadores obtiveram como resposta frequente que o uso do hGH está relacionado à melhor estética e não só à melhora do rendimento esportivo. Isso se deve pelo fato do hGH tem efeito lipolítico, ou seja, quebra de células gordurosas.

Estudos realizados com indivíduos após o estirão do crescimento ou adultos jovens não mostraram melhora na força muscular. Seu efeito no desempenho esportivo não é bem definido, pois os usuários de hGH dificilmente utilizam somente esta substância para obter os efeitos desejados. Já indivíduos de meia idade, buscaram no hGH uma forma de tentar retardar o envelhecimento. Porém, em vista dos efeitos colaterais, não parece ser uma opção saudável. Comercialmente encontra-se até o hormônio de crescimento em comprimidos ou em fórmulas homeopáticas, mas não há evidência de seu efeito.
banner
banner