Com as vitórias de Ricardo Mello e Thiago Alves no qualifying, o Brasil garantiu quatro tenistas na chave principal de um Masters 1000, em Indian Wells, e terá o maior número de representantes em um evento deste porte pela primeira vez nos últimos sete anos.
Além de Mello e Alves, que ainda não conhecem seus adversários, o Brasil estará representado no deserto da Califórnia por Thomaz Bellucci, cabeça-de-chave que só estreia na segunda fase, e Marcos Daniel, que mede forças na primeira rodada contra o holandês Thiemo de Bakker.
A última vez que o Brasil colocou quatro representantes em um evento desta categoria foi em março de 2003, quando Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, André Sá e Flávio Saretta disputaram o Masters Series de Miami, na Flórida.
Na ocasião, Sá perdeu na estreia, Saretta e Meligeni ganharam um jogo, mas perderam na segunda fase, e Guga, que era cabeça-de-chave e saiu adiantado na chave, perdeu em sua estreia na segunda rodada.
O feito corrobora o bom momento que vive o tênis brasileiro neste início de ano. Em pouco mais de dois meses de temporada, o país já conquistou um título ATP (com Thomaz Bellucci, em Santiago) e duas semifinais (com Feijão, também em Santiago, e Ricardo Mello, no Brasil Open).