X

Banana Bowl larga nesta segunda-feira

Domingo, 07 de março 2010 às 18:29:21 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
As chaves principais do mais tradicional torneio infanto-juvenil da América do Sul, o 40º Banana Bowl, começam nesta segunda-feira, em Blumenau, Santa Catarina.

A edição comemorativa de 40 anos do torneio, que depois de muitos anos voltou a ser disputado integralmente em uma mesma cidade, conta com diversas atrações, e tem atraído as atenções na cidade catarinense. A partir desta segunda-feira, os melhores jogadores do país na categoria infanto-juvenil estarão nas quadras do Tabajara Tênis Clube (18 anos) e Bela Vista Country Club (14 e 16 anos). O campeão do Australian Open 2010, Tiago Fernandes, o vice-campeão de duplas de Roland Garros 2009, Guilherme Clezar, e o detentor de quatro títulos da Gira Cosat, Thiago Monteiro, estão confirmados no torneio. Silas Cerqueira, também campeão na Gira Cosat 2010, disputará a categoria 14 anos masculino.

Tiago Fernandes e Guilherme Clezar disputaram todos os principais torneios do mundo na categoria 18 anos, e tiveram ótimo desempenho. No primeiro ano da categoria, em 2009, os jovens foram os brasileiros que mais longe chegaram no Banana Bowl, com Clezar parando nas oitavas e Fernandes ficando nas quartas. Para este ano, a meta dos dois é ir ainda mais longe. "Eu sempre entro nos torneios para vencer. Aqui tem jogadores muito qualificados, eu tenho que estar 100% em todos os jogos pra conseguir vencer", disse Clezar, campeão do Banana Bowl 16 anos em 2008.

Outra grande sensação do torneio é Thiago Monteiro. O cearense disputou quatro torneios internacionais na categoria 16 anos em 2010 e venceu todos, sem perder sequer uma partida. “Depois que cheguei do Peru passei duas semanas em Fortaleza, com a minha família, e só agora voltei aos treinos com o Larri. Dei uma olhada na lista de inscritos e são praticamente os mesmos jogadores que estavam nas etapas anteriores da Gira. Isso ajuda bastante porque conheço o jogo de alguns deles. Vou continuar com o meu jogo, firme, para tentar dar esse título ao Brasil este ano”, disse o cearense, campeão na Venezuela, Colômbia, Equador e Peru.

A campeã do Banana Bowl na categoria 12 anos feminino em 2009, Júlia Gomide, disputa em 2010 seu primeiro Banana Bowl válido pela Gira Cosat, depois de dominar a categoria abaixo. Na chave principal, ela acredita que o momento é de ganhar experiência. "Acho que o nível está muito bom, vai servir bastante pra eu ganhar experiência e melhorar meu jogo", disse ela.

As chaves principais do 40º Banana Bowl serão sorteadas neste domingo, após as 18h, depois da assinatura de presença por parte dos jogadores. Os principais favoritos, entre eles Tiago Fernandes, só devem entrar em quadra na terça-feira.

Os qualifiers da categoria 18 anos serão conhecidos na noite deste domingo.
banner
banner