X

Meligeni pode pegar Safin na semi do Rio Champions. Veja a programação!

Sexta, 05 de março 2010 às 20:00:00 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Já estão definidos os confrontos que abrirão a disputa do Banco Cruzeiro do Sul Rio Champions, que acontece entre os dias 12 e 14 deste mês no Maracanãzinho, Rio de Janeiro, iniciando a temporada do Champions Series, o mais competitivo circuito mundial de campeões.

O russo Marat Safin, que joga sua primeira competição após anunciar a aposentadoria do circuito profissional, é o cabeça de chave 1 do torneio e terá pela frente na estreia o sul-africano Wayne Ferreira. Na mesma parte da chave, abrindo a programação do torneio, o brasileiro Fernando Meligeni enfrenta o sueco Mikael Pernfors. O americano Jim Courier e o sueco Mats Wilander travam um duelo de lendas do tênis na outra ponta da chave, que tem ainda o confronto entre o australiano Mark Philippoussis e o francês Cedric Pioline. A sexta-feira, dia 12, terá no Maracanãzinho, 3 ex-números um do mundo, 13 títulos de Grand Slam e 10 Taças Davis. Os ingressos para o torneio estão à venda no Ingresso Mais - www.ingressomais.com.br.

A partida entre Meligeni e Pernfors abre a programação do torneio na sexta-feira, às 18h, seguida pelos outros três confrontos. Os vencedores da primeira rodada disputam as semifinais no sábado, depois de uma partida-exibição de duplas entre os tenistas eliminados na estreia, com início às 18h. A grande final acontece no domingo, precedida pela disputa do terceiro e quarto lugares, a partir das 11h. O torneio distribui US$ 150 mil em prêmios.

Mais novo “veterano” do mercado – deixou os torneios profissionais em novembro do ano passado – Marat Safin, de 30 anos, já enfrentou Wayne Ferreira, 38, no circuito profissional e tem bom retrospecto contra o sul-africano: venceu os três duelos que eles disputaram. Embora os confrontos diretos apontem para uma vantagem de Safin, as três vitórias do russo foram apertadas e a história não deve ser diferente no Rio. Ferreira, que é conhecido como o carrasco de Sampras e já foi 6º do mundo e, assim como Safin, conquistou 15 títulos de simples da ATP, tem sido um dos destaques do Champions Series. Já conquistou três títulos do circuito e fechou as temporadas 2006, 2007 e 2008 em quarto lugar no ranking.

Para brigar por uma vaga na semifinal contra o vencedor de Safin x Ferreira, Fernando Meligeni terá que passar por Mikael Pernfors, de 46 anos, finalista de Roland Garros em 1986. O brasileiro, de 38 anos, chegou a enfrentar o sueco no circuito mundial uma vez, no ATP de Atlanta, em 1994, e venceu a partida. Além da conhecida garra em quadra, Meligeni conta com o apoio da torcida local para garantir seu lugar na semifinal de sábado.

Na parte inferior da chave, Mark Philippoussis, de 33 anos, encara Cedric Pioline, de 40. Os dois já se enfrentaram cinco vezes no circuito profissional e o australiano venceu todas as partidas, em quadras duras, de saibro e carpete. Na briga pela outra vaga na semifinal estarão duas das maiores lendas do tênis e ex-números 1 do mundo: Jim Courier e Mats Wilander. Quando entrarem em cena no Maracanãzinho para fechar o primeiro dia de jogos do Banco Cruzeiro do Sul Rio Champions, os dois estarão colocando em quadra nada menos que 56 títulos de simples (23 de Courier e 33 de Wilander), sendo 12 de Grand Slam – 4 do americano e 8 do sueco.

Criador do Champions Series, Courier acumula as funções de organizador e jogador. Antes do evento, concilia os negócios e os treinos, intensificados desde o fim do ano passado para a disputa do Banco Cruzeiro do Sul Rio Champions. Quando o torneio começa, Courier deixa o comando das operações a cargo do sócio e se concentra apenas nas partidas.

“Tenho treinado muito em Nova York com o Mark Philippoussis para me preparar para o evento no Rio”, diz o tenista, antes de dar voz ao organizador de torneios. “É muito empolgante realizar um torneio num lugar cheio de energia como o Rio. Os tenistas adoram jogar na cidade”.

Kid’s Day com Guga – No sábado, antes do início das partidas, o Banco Cruzeiro do Sul Rio Champions contará com uma atração especial para a garotada. A partir das 15h, o tricampeão de Roland Garros Gustavo Kuerten comandará o Kid’s Day: as primeiras 240 crianças que chegarem ao Maracanãzinho terão a chance de bater bola com o ídolo e com outros jogadores que participam da briga pelo título da competição.

CHAVE - BANCO CRUZEIRO DO SUL RIO CHAMPIONS:

SAFIN
FERREIRA

PERNFORS
MELIGENI

PHILIPPOUSSIS
PIOLINE

WILANDER
COURIER

PROGRAMAÇÃO - BANCO CRUZEIRO DO SUL RIO CHAMPIONS:

Sexta-feira - 12 de março
18h
Fernando Meligeni (BRA) x Mikael Pernfors (SUE)
A seguir
Mark Philippoussis (AUS) x Cedric Pioline (FRA)
A seguir
Marat Safin (RUS) x Wayne Ferreira (AFS)
A seguir
Mats Wilander (SUE) x Jim Courier (EUA)


Sábado - 13 de março
A partir das 15h – Kid’s Day com Guga
A partir das 18h – Exibição de duplas
A seguir – 1ª semifinal
A seguir – 2ª semifinal

Domingo - 14 de março
A partir das 11h – disputa pelo 3º lugar
A seguir
Final

*Programação sujeita a alteração

"Vá de Metrô" - Graças a uma parceria entre o Banco Cruzeiro do Sul Rio Champions 2010 e o Metrô Rio, a estação Maracanã ficará aberta para embarque até uma hora após o término do evento na sexta-feira, dia 12 de março. As demais estações ficarão abertas apenas para desembarque e as linhas de extensão do Metrô na Superfície (Ipanema/General Osório-Gávea e Botafogo/Gávea) funcionarão até a chegada do último trem. Nos demais dias, as estações funcionarão normalmente.
banner
banner