Nicolas Almagro foi chamado de última hora após a desistência de Juan Carlos Ferrero para integrar o time espanhol na primeira rodada do Grupo Mundial da Copa Davis diante da Suíça, que está desfalcada de Roger Federer, número 1 do mundo.
O tenista número 40 do mundo terá a responsabilidade de abrir o confronto jogado no piso de saibro de Logroño iniciando a saga espanhola na luta pelo tricampeonato.
Se depender do retrospecto o time da casa começará atrás no marcador já que seu adversário será o 19o. colocado, Stanislas Wawrinka, que tem vantagem de 3 a 1 no histórico da ATP.
A partida seguinte será entre David Ferrer, recente campeão do ATP 500 de Acapulco (México) e número 16 do mundo, contra Marco Chiudinelli, 56o. colocado.
Os dois jogaram duas vezes no circuito com uma vitória para cada. Chiudinelli venceu o único encontro em Davis, mas o duelo já havia sido decidido e era apenas uma partida a cumprir tabela no encontro de 2007.
Nas duplas Tommy robredo e Marcel Granollers enfrentarão Yves Allegro e Wawrinka. No domingo, Wawrinka volta para enfrentar Ferrer e Almagro fecha contra Chiudinelli.