X

Agassi estreia nesta sexta em circuito de veteranos nos EUA

Terça, 06 de outubro 2009 às 17:01:19 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Andre Agassi enfim fará a sua tão antecipada estreia no Outback Champions Series, enfrentando o sueco Mikael Pernfors na sexta-feira à noite, no Cancer Treatment Centers of America Tennis Championships.

O evento vai de quinta a domingo, contando com a presença de oito jogadores competindo em sistema eliminatório e por US$ 150 mil em prêmios e pontos no ranking do Outback Champions Series, que esteve no Rio de Janeiro em março, com o Rio Champions e viu John McEnroe ser campeão. O Rio Champions marcou a estreia do Outback Champions Series na América do Sul.

“É maravilhoso ter a oportunidade de voltar a competir,” disse Agassi, de 39 anos. Sobre a oportunidade de jogar o mais competitivo circuito mundial de campeões. “A melhor parte do tênis é estar lá com a possibilidade de fazer a diferença na vida dos fãs, mesmo que seja por apenas algumas horas.”

Agassi é um entre apenas seis tenistas em toda a história do tênis a conquistar títulos de todos os quatro torneios do Grand Slam, ao lado de Don Budge, Roy Emerson, Fred Perry e Roger Federer. Ele ganhou o seu primeiro Grand Slam em Wimbledon, em 1992, derrotando Goran Ivanisevic em uma final dramática de cinco sets. O primeiro US Open ele ganhou em 1994, com vitória sobre Michael Stich na final e o segundo veio cinco anos depois, em 1999, em que derrotou Todd Martin. Ele ganhou o Australian Open quatro vezes entre 1995 e 2003 e a vitória em Roland Garros, em 1999, completou o Grand Slam. Agassi foi número um do mundo por 101 semanas durante a sua carreira, venceu 60 títulos na ATP, ajudou os EUA a conquistarem a Copa Davis em 1990, 92 e 95 e encerrou sua carreira em 2006, com uma emotiva despedida no US Open. Em 1994 Agassi fundou a Andre Agassi Foundation, dedicada a transformar a educação pública para crianças e adolescentes em risco, em Las Vegas. Ele é também o oitavo tenista número um do mundo a competir no Outback Champions Series, se juntando a Pete Sampras, Jim Courier, Patrick Rafter, Thomas Muster, Stefan Edberg, Mats Wilander e John McEnroe.

Nascido, criado e ainda um residente de Las Vegas, Nevada, Agassi teve muito sucesso jogando no Arizona. Foi perto de Surprise, em Scottsdale que ele ganhou quatro dos seus 60 títulos, em 1993, 1994, 1998 e 2002. “Adorei todas as vezes que vim para o Arizona. Cresci no deserto e sempre me senti à vontade lá. Algumas das minhas melhores lembranças em quadra são de Scottsdale.” Agassi e Pernforns jogarão as quartas-de-final na sexta à noite e enfrentarão o vencedor do confronto entre Mark Philippoussis e Wayne Ferreira, que abrem o torneio na noite de quinta-feira. Ainda em Surprise, jogam Courier, o líder do ranking do circuito, Martin, Aaron Krickstein e Jimmy Arias. O campeão em Surprise, no ano passado, foi John McEnroe, que ganhou de Todd Martin na final.

A temporada 2009 do Outback Champions Series começou em Boston, com vitória de Pete Sampras sobre John McEnroe. O circuito veio em seguida ao Brasil, estreando na América do Sul, com John McEnroe derrotando Jim Courier na final do Rio Champions. Depois foi a vez de Los Cabos, no México, receber o evento e novamente Sampras se sagrou campeão, vencendo Patrick Rafter na final e neste final de semana, em Grand Cayman, Courier ganhou de Arias. Em Newport, nos Estados Unidos, Pat Cash derrotou Jim Courier e neste fim de semana, em Charlotte, Courier derrotou Sampras. O circuito chegou agora no Arizona e termina 2009 em Dubai. Fundado em 2005, por Jim Courier, o Outback Champions Series sempre traz aos eventos alguns dos maiores nomes do tênis, nos últimos 25 anos, incluindo os ex-números um do mundo, McEnroe, Courier e Sampras. Para competir no Outback Champions Series, os tenistas precisam, ter no mínimo, alcançado a final de um Grand Slam, um ranking de simples entre os top 5 da ATP ou jogado simples em um time que disputou a decisão de uma Copa Davis. Cada organizador local do evento, tem direito a dois wild cards. O Rio Champions marcou a estreia do circuito na América do Sul e teve, na HSBC Arena, John McEnroe, Jim Courier, Pat Cash, Mark Philippoussis, Jimmy Arias, Mikael Pernfors, Fernando Meligeni e Jaime Oncins.

Outback Champions Series 2009

Champions Cup Boston – EUA - Pete Sampras d. John McEnroe 7/6(10) 6/4
Rio Champions – Brasil - John McEnroe d. Jim Courier 6/3 6/2
Del Mar Development Champions Cup – México - Pete Sampras d. Patrick Rafter 7/6(6) 6/4
The Residences at Ritz Carlton – Grand Cayman – Jim Courier d. Jimmy Arias 6/4 6/2
Hall of Fame Tennis Cup – Newport – EUA – Pat Cash d. Jim Courier 6/3 6/4
Breezeplay Championships – Charlotte – EUA – Jim Courier d. Pete Sampras 2/6 6/4 10/8
banner
banner