X

Alves dá sufoco, tira set de número 7 do mundo, mas cai em Wimbledon

Quinta, 25 de junho 2009 às 12:20:00 AMT

Link Curto:

Thiago Alves - Wimbledon 09
Leia Mais:
Blog - Murray recebeu carta da Rainha da Inglaterra. Nadal e a separação dos pais
Alves lamenta chances perdidas contra Simon
Federer, Djokovic, Soares e Melo/Sá lutam pelas oitavas nesta sexta às 9h!
Del Potro reverencia seu ídolo Hewitt após derrota . Australiano comemora plano perfeito

O brasileiro Thiago Alves, número 118 do mundo, fez ótima apresentação, deu sufoco, mas foi eliminado pelo francês Gilles Simon, sétimo colocado do ranking, na segunda rodada de Wimbledon. Em partida disputada na quadra 3, o europeu venceu por 3 sets a 1 com parciais de 5/7 6/3 6/4 6/4 após 2h37min de batalha.

A apresentação de Alves tem valor pois Simon derrotou nomes como Roger Federer (duas vezes) e Rafael Nadal no ano passado. Mesmo não vindo muito bem nas últimas semanas ele soma quartas de final no Aberto da Austrália nesta temporada.

Alves não se intimidou diante do top 10 na primeira etapa. Ele sentiu nervosismo apenas em seu primeiro game de saque onde fez dupla-falta e precisou salvar dois breaks, depois foi confirmando até o 11o. game quando fez 0/40, conseguiu uma quebra na segunda chance e abriu 6/5. O paulista teve sangue frio para sair de 15/30 no 12o. game e na primeira chance fechou por 7/5 após 37 minutos.

A segunda parcial durou 45 minutos. Thiago teve dois breaks no quinto game, não conseguiu a quebra, e a partir daí passou a ser pressionado no serviço. Salvou dois breaks no game seguinte, mas no oitavo, depois de evitar quatro chances do rival, acabou quebrado com uma dupla-falta. Simon serviu com 5/3, Alves teve dois breaks, mas o oponente se safou com winners e venceu a parcial com a perda de intensidade do tenista canarinho que errou devolução de segundo saque na rede: 6/3.

Alves teve uma ótima chance na terceira parcial a qual começou bem com uma quebra e 3/1. Mas a figura mudou de lado. O brasileiro passou a cometer muitos erros (ao todo 12 contra 5 de Simon na parcial) e o francês virou o jogo com bolas fundas. Simon sacou em 5/4 e no 30/15 o brasileiro sentiu dores na mão, parou por uns 3 minutos na cadeira de um dos juízes de linha, mas no retorno errou um slice que deu o triunfo ao adversário por 6/4 em 41 minutos.

No quarto set o tenista de São José do Rio Preto teve quatro break-points no segundo game, mas não converteu. No quinto ele abriu 40/0, mas bobeou, deixou o oponente quebrar e não conseguiu se recuperar. No último game Simon sacou três aces seguidos, Alves salvou dois match-points, no último foi pra cima, mas errou direita e perdeu o jogo: 6/4.

O diferencial do jogo foram os erros não-forçados cometidos por Thiago. Ele fez 40 contra 34 de Simon e perdeu longe nos winners (55 a 33). Simon cravou 22 aces contra 5 de Alves e quebrou quatro vezes em 14 chances contra duas em 13 para o tenista nacional.

Esta foi a primeira vez que o brazuca participou da chave principal de Wimbledon. Ele entrou de lucky-loser com a desistência de Rafael Nadal na chave e derrotou em cinco sets o romeno Andrei Pavel na primeira fase.

Com a campanha, Alves somará 59 pontos (45 da primeira rodada mais 14 da terceira do quali) e ficará próximo do top 100. O brasileiro tem ainda opção de jogar um challenger na segunda semana de Wimbledon e se somar pontos pode voltar o grupo onde esteve presente no fim de 2006.
banner
banner
banner