X

Definidos os semifinalistas da Copa Guga Kuerten

Sexta, 12 de junho 2009 às 18:43:45 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
A Copa Guga Kuerten conheceu nesta sexta-feira os seus semifinalistas nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos, nos naipes masculino e feminino. Houve confirmação de favoritismos, como nos 12 anos, com a classificação de Gabriel Sidney (PR) e Renato Rosa Junior (SC), que enfrentarão André Ponce (RS) e Pietro Silva (BA) respectivamente. Nos 12 feminino, classificaram-se Júlia Gomide (SP), Júlia Pereira (SP), Letícia Vidal (SP) e Ana Batista (SC).

Nos 14 anos, Bia Haddad Maia (SP) precisou se superar para virar o jogo contra Luísa Rosa (RS) por 75 63. A paulista tem pela frente um duelo contra a catarinense Ana Baran, que virou sobre Jordana Peres quando perdia por 75 e 41, vencendo o segundo set por 64 e o terceiro por 63. A favorita, Leciane Silva (SC) e a paulista Carol Alves disputam a outra vaga na decisão. Entre os meninos, os dois cabeças-de-chave, Carlos Borges (AM) e João Walendowsky (SC) enfrentarão Silas Cerqueira (BA) e Marcos Bernardes (DF) respectivamente.

O primeiro semifinalista definido nos 16 anos foi Karue Sell, de Jaraguá do Sul (SC). Ele venceu Thiago Monteiro por 63 e 76 (5) e encara o favorito André Tavares (SP) por uma vaga na decisão. O outro finalista sairá do duelo entre os paulistas Thiago Pinheiro e Kauê Pereira. No feminino, Marcela Valle (RS) e Manoela Chiacchio (SP) protagonizam uma semifinal. A outra vaga na decisão será da vencedora do jogo entre Marina Pereira (SP) e Stephania Haddad (SC).

Nos 18 anos masculino, André Baran enfrenta Rodrigo Schaefer por uma vaga na final, enquanto a outra semifinal será o duelo entre Henrique Tsukamoto (SP) e Guilherme Joesting (SC). Entre as meninas, Nathaly Kurata (SP) venceu Luiza Sonnervig (SP) por 64 62 e terá como adversária Mariah Plauth (SC) neste sábado. Na outra semifinal, Juliana Pires encara Gabriela Cé em um duelo entre gaúchas.

DIA DOS NAMORADOS COMEMORADO NA COPA GUGA KUERTEN

O dia 12 de junho foi especial para um jovem casal participante da Copa Guga Kuerten. Namorando há pouco mais de um mês, a paulista Nathaly Kurata ganhou de presente uma aliança de compromisso. O gesto foi muito bem pensado pelo gaúcho Oscar Gutierrez. "A aliança é de prata e tem nossos nomes gravados. Só não acertei o tamanho", disse o garoto de 16 anos. "Ele não acertou nem o tamanho dele", riu a namorada da mesma idade.

Os dois se conheceram nos campeonatos. A empatia foi recíproca e não tardou até Oscar dar o primeiro passo. "Ficamos a primeira vez no dia 28 de abril. No dia 2 de maio já pedi ela em namoro", disse o garoto. O primeiro beijo, é claro, aconteceu em meio a um campeonato de tênis, realizado em Curitiba. "Eu já gostava dele", admitiu Nathaly. "Ela não resistiu ao meu charme", completou Oscar, entre risos de ambos.

O tênis não só foi o meio de primeiro contato e do primeiro beijo, como também é por ele que o relacionamento se mantém. "Apesar da distância, falamos por todos os meios, telefone, orkut, MSN, facebook, e nos encontramos sempre nos campeonatos", contou Oscar, que mora no Rio Grande do Sul. Ele já foi eliminado do torneio de simples da Copa Guga Kuerten. A namorada paulista, porém, favorita nos 18 anos, classificou-se à semifinal após vencer Luiza Sonnervig nesta sexta-feira, sob olhar atento de seu especial torcedor.

CAMPEONATO DE MINI-TÊNIS

Além da realização da Copa Guga Kuerten, o Lagoa Iate Clube também sediou, nesta sexta-feira, uma competição de mini-tênis. Ao todo, 39 crianças se inscreveram gratuitamente para participar das categorias Iniciante, Intermediário e Avançado, com diferentes formatos de prática do tênis - em quadras de diferentes tamanhos, com bolas e raquetes especiais.

"Dividimos os participantes por nível técnico. Temos crianças de oito anos no nível avançado, mas há outras de 10 anos que ainda são iniciantes na prática do tênis", explicou Fernando Rocha, integrante do Departamento de Capacitação da Confederação Brasileira de Tênis. No nível Avançado ocorreram oito inscrições, enquanto no Iniciante 13 crianças se inscreveram. A maior participação foi no nível Intermediário, com 18 inscritos.

"Meu primeiro contato com o tênis foi em um clube em Cabo Frio, há quatro anos. Treino no Lira e vim participar porque quero muito continuar jogando tênis, quem sabe até jogar a Copa Guga Kuerten um dia", disse o carioca André Illa, de 9 anos, um dos 18 participantes do grupo Intermediário.

O objetivo é estimular quem está criando intimidade com a raquete a permanecer praticando o tênis. "A competição é realizada no formato todos contra todos. Assim, não há mata-mata, e a criança que perde não vai embora frustrada", explicou Rocha. A competição foi organizada e realizada pelo Departamento de Capacitação da CBT, que neste sábado também estará ministrando um curso para treinadores durante a manhã e a tarde, no LIC.

PLANTIO DE MUDAS

Com o intuito de neutralizar as emissões de gases geradas pelo evento, a Semana Guga Kuerten promoverá neste sábado um plantio de mudas no Parque de Coqueiros. Neutralização de Carbono é um processo que calcula as emissões geradas por uma atividade e compensa estas emissões através do plantio de árvores. A Semana Guga Kuerten é um evento CarbonoNeutro®.
banner
banner
banner