X

Federer eleva nível, bate Monfils e vai à 20ª semi seguida de Grand Slam

Quarta, 03 de junho 2009 às 13:25:00 AMT

Link Curto:

Federer - RG 09 III

Leia mais:

Del Potro atropela Robredo e pega Federer na semi em Paris
Del Potro: 'Espero que o Federer erre e eu aproveite as chances'
Veja entrevista com o argentino
Melo está na final de duplas mistas em Roland Garros - Melo: 'Estar numa final de Grand Slam é indescritível'

O suíço Roger Federer elevou seu nível e garantiu passagem às semifinais do Aberto de Roland Garros. Em sua melhor atuação no circuito, o atual número dois do mundo frustou a torcida local e eliminou o único francês ainda vivo no torneio, Gael Monfils (11º), e vai disputar sua 20ª semfinal consecutiva em um torneio nível Grand Slam.

Ao contrário dos últimos jogos na capital francesa, Federer não cedeu sets desta vez. Depois de salvar um set-point no tie-break do 1º set, o suíço ganhou confiança e deslanchou para a vitória. O jogo teve parciais de 7/6 (8/6) 6/2 6/4 e durou 2h10min.

O primeiro set foi muito equilibrado e durou cerca de uma hora. Federer salvou três break-points, dois no primeiro game e outro no 11º, enquanto Monfils não foi ameaçado em seu serviço. Então, como não poderia ser diferente, a parcial foi decidida no tie-break. O suíço foi melhor no desempate e correu sempre na frente, até que Monfils pulou na frente no 6/5 e teve o set-point. Mas aí o dono de 13 títulos de Grand Slam se impôs, confirmou dois saques virando para 7/6 e na sequência subiu bem à rede para matar o ponto e fazer 7/6 (8/6).

Na segunda etapa Monfils parece ter sentido o golpe e Federer entrou massacrando. Rapidamente o suíço conseguiu duas quebras e se pôs à frente no score com 4/0, e na sequência foi só administrar bem seus games de saque para marcar 6/2 em 289 minutos.

A terceira parcial foi muito parecida com a primeira, com os dois tenistas confirmando seus games de saque sem maiores dificuldades, até que no nono game o jogador de 27 anos natural da Basileia conseguiu o break após bola na rede de Monfils. Na sequência o suíço sacou bem e com uma bela paralela fechou com 6/4 em 41 minutos e liquidou a partida em três sets.

Essa é a 20ª semfinal seguida de Federer em Grand Slams que desde a derrota para Gustavo Kuerten na 3ª rodada de Roland Garros em 2004 alcançou a penúltima fase de todos os majors que disputou.

No confronto direto contra Monfils, Federer amplia sua vantagem para 5 a 0 , e na luta por sua quarta final seguida no torneio parisiense ele vai enfrentar o vencedor do duelo entre o argentino Juan Martin Del Potro e o espanhol Tommy Robredo.
banner
banner
banner