O sueco Robin Soderling conseguiu o maior feito do tênis na atualidade, derrotou Rafael Nadal nas quadras de Roland Garros. Foi a primeira derrota do tetra-campeão no Grand Slam francês. Soderling aplicou 3x1 sobre o rei do saibro, parciais de 6/2 6/7(2) 6/4 7/6(2) em 3h29 de jogo.
Com potentes golpes que dificultavam a movimentação de Nadal em quadra, Soderling quebrou o serviço do espanhol por duas vezes no 1° set e fechou a parcial em 6/2. No 2° set, Soderling diminuiu o ritmo e a confiança e o n° 1 do mundo se sentiu à vontade em quadra. No tie-break Nadal abriu 6/0 e fechou em 7-2. A partir do 3° set, o sueco voltou a mostrar seu melhor jogo e foi superior ao espanhol. No 4° set, com uma quebra para cada um, a decisão foi para o desempate. Soderling abriu 6/1 com 5 match points, fechando o jogo na segunda oportunidade.
Nadal perdeu sua primeira partida no saibro de Paris após 31 vitórias e 4 títulos consecutivos.
A agressividade foi a arma de Soderling, o sueco anotou 73 bolas vencedoras na partida, contra apenas 28 do n°1 do mundo. Ofensivo, Soderling também errou mais, 59 erros não forçados contra 28 do espanhol.
Soderling vai às quartas de final do torneio e aguarda o vencedor do confronto entre o espanhol Fernando Verdasco e o russo Nikolay Davydenko.