A irmã mais velha de Marat Safin, atual número um do ranking e embalada pelos títulos dos WTAs de Roma e Madri, deu azar e tem uma chave difícil na luta por seu primeiro título de Grand Slam. Ela pode enfrentar nas oitavas a bielorussa Victoria Azarenka (9ª) e nas quartas a musa Ivanovic. A atual campeã do torneio, por sua vez, inicia a luta pelo bi contra a italiana Sara Errani.
Serena Williams, atual número dois do ranking, estreia contra a tcheca Klara Zakopalova. Ela chega a Paris com certa desconfiança após perder as três únicas partidas que fez no saibro esse ano.
A russa Maria Sharapova, que retornou às quadras essa semana em jogos de simples no WTA de Varsóvia depois de nove meses se recuperando de uma lesão no ombro, deu sorte e 'escapou' de enfrentar uma favorita. A musa, atual 126ª colocada no ranking, vai enfentar na primeira rodada a bielorussa Anastasiya Yakimova (64ª).
Entre as outras favoritas, Venus Wiliams enfrenta a compatriota Bethanie Matte-Sands; Jelena Jankovic pega a tcheca Petra Cetkovska e Elena Dementieva duela contra uma qualifier.