Pelo quarto ano consecutivo o Brasil vai disputar, em setembro, uma vaga no Grupo Mundial da Copa Davis. Neste sábado o país garantiu vitória fora de casa sobre a Colômbia por 3 a 0 e assegurou a vitória no duelo válido pela segunda rodada do Zonal Americano, disputado em Santiago de Tunja, há 2,8 mil metros de altitude.
Depois das vitórias de Thomaz Bellucci e Franco Ferreiro sobre Alejandro Falla e Santiago Giraldo, respectivamente, a dupla formada pelos mineiros Marcelo Melo e André Sá marcou 6/3 7/6 (7/4) 4/6 4/6 6/3 sobre Juan Sebastian Cabal e Alejandro Falla, fechando o caixão colombiano e garantindo o triunfo nacional.
No primeiro set os brasileiros entraram firmes e confirmarem bem seus serviços. Oportunistas, conseguiram a única quebra da parcial no oitavo game e na sequência sacaram bem para fechar com 6/3.
O segundo set foi o mais emplogante. Depois de uma paralisação de cerca de duas horas por causa da chuva no terceiro game, as duplas voltaram muito bem e iam confirmando seus serviços sem problemas, até que no décimo game Melo/Sá venceram um game dramático que durou mais de 20 minutos e onde salvaram cinco set-points. Como ninguém conseguiu a quebra, a parcial foi decidida no tie-break, onde os mineiros conseguiram um mini-break logo no primeiro ponto e em seguida sacaram bem para fazer 7/6 (7/4).
Na terceira parcial a dupla brasileira relaxou um pouco com a vantagem e permitiu a reação dos rivais. Cabal e Falla conseguiram a quebra logo no primeiro game e sem seguida administraram bem o serviço para fechar com 6/4.
No quarto set os donos da casa vieram pra cima dos brasileiros e, empurrados pela torcida, continuaram a reação. Conseguiram uma quebra no terceiro game e abriram boa vantagem 3/1, que, assim como na parcial anterior, sustentaram bem para marcar novamente 6/4.
Na quinta e decisiva etapa, Melo e Sá não deram chances pro azar e entraram dispostos a garantir a classificar verde-amarela. Conseguiram uma quebra no segundo game, tiveram o serviço derrubado no game seguinte, mas não desanimaram, quebraram de novo no game seguinte, e depois mantiveram o saque para garantir a vitória com 6/3.
Essa é a sétima vez na história que Brasil e Colômbia se enfrentaram na Copa Davis e foi o sétimo triunfo brasileiro.
Amanhã serão disputados mais dois jogos de simples a partir das 12h, que inicialmente são Franco Ferreiro x Alejandro Falla e em seguida Thomaz Bellucci x Santiago Giraldo. Contudo, os capitães podem alterar os jogadores, já que as partidas só servem para cumprir tabela.