X

Presidente da Cosat prestigia Copa Gerdau

Quinta, 26 de março 2009 às 16:20:47 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
“É um privilégio ter um torneio como a Copa Gerdau de Tênis no circuito Cosat”, afirma o presidente da Confederação Sul-Americana de Tênis, Sergio Elias, que participou da cerimônia oficial de abertura do evento e acompanhou os jogos nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil e da Sogipa.

Sergio ressalta que o torneio é o único pertencente ao Grupo A, e portanto entre os nove melhores do circuito mundial dos 18 anos, que se realiza na América do Sul, o que proporciona excelente oportunidade para os atletas do continente. “O trabalho realizado na Copa Gerdau é muito profissional, pois em um evento deste porte é preciso estar atento a todos os itens de organização, como transporte, alimentação, hospedagem, sala de descanso para os jogadores, entre outros”, observa o dirigente.

A Copa Gerdau encerra o Circuito Cosat que seleciona 28 jogadores nas categorias dos 14 anos, 16 anos e 18 anos para uma gira européia de cinco semanas a fim de participar dos principais eventos com apoio financeiro da Federação Internacional de Tênis (ITF). As demais etapas foram realizadas no Peru, Equador, Colômbia, Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil (Banana Bowl e Copa Gerdau). “O circuito desta temporada foi bem melhor do que o da temporada anterior em termos de organização, pois a Gerdau é uma exceção”, constata Sergio.

De acordo com o dirigente, as principais dificuldades registradas em outros países estão relacionadas à falta de melhor estrutura para os eventos destinados à garotada dos 14 e dos 16 anos. Sergio Elias observa ainda que o tênis sul-americano infanto-juvenil apresenta diferentes realidades não só pela quantidade de praticantes em cada um dos países mas também pela qualidade. “Argentina e Brasil se destacam”, resumem. Mas elogia o trabalho que vem sendo feito no Chile e no Peru.

Na 26ª edição da Gerdau, por exemplo, o segundo cabeça-de-chave nos 16 anos masculino, Benjamin Ugarte Callegos, e o segundo nos 14 masculino, Guillermo Nunez Beltran, representam o Chile; e a primeira pré-classificada nos 16 anos feminino, Patricia Ku, e o primeiro nos 14 anos masculino, Jorge Panta, são peruanos.

A Copa Gerdau segue até o próximo domingo em Porto Alegre. O ingresso nos dois clubes é gratuito.
banner
banner