X

Belga e Chilena faturam o Banana Bowl nos 18 anos

Domingo, 22 de março 2009 às 21:53:52 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
A categoria 18 anos do 39º Banana Bowl conheceu neste domingo seus campeões feminino e masculino. A chilena Camila Silva e o belga Yannik Reuter precisaram de três sets para vencer seus adversários franceses Kristina Mladenovic e Gianni Mina, no Lagoa Iate Clube, em Florianópolis (SC).

O jogo feminino foi o primeiro da quadra central. Silva e Mladenovic entraram em ação no final da manhã, para o confronto que começou com a francesa errando muito e permitindo à chilena abrir fáceis 6/4. Logo em seguida Silva cedeu o único set ao longo do torneio, já que venceu os outros cinco duelos em sets diretos. Porém, a reação da chilena que carrega na bagagem quatro títulos na temporada de 2009 na Gira Cosat, veio no set decisivo, quando fechou 6/4, 1/6 e 6/2.

Camila Silva não conteve a emoção de levar para casa novamente o título do torneio mais tradicional da América do Sul diante a francesa semifinalista do US Open juvenil no ano passado, “ Creio que muitos jogadores que estão no topo do ranking mundial levaram o título do Banana Bowl para casa. Há dois anos eu tive essa experiência, de ganhar o Banana Bowl, e foi demais. Agora posso sentir a mesma emoção novamente” , disse a campeã de apenas 16 anos. “Gostei muito de Florianópolis, do clube, da organização do evento e ainda ofereço esse troféu para toda minha família, meu preparador físico e meu treinador” completou.

O destaque do dia ficou por conta da final masculina, que teve início às 15 horas, com transmissão ao vivo do Canal Sportv. Reuter precisou de 1h50mim para derrotar o francês, responsável pela queda de José Pereira Jr.(BRA) e mais três cabeças-de-chave do torneio que já revelou grandes nomes do tênis mundial. O belga aproveitou-se das fortes dores musculares, que acompanha o francês desde o início do ano, para sair na frente e abrir 6/3 no primeiro set. Logo em seguida Mina teve o domínio do set. Porém, prevaleceu a insistência de Reuter, atual 31º do ranking juvenil da ITF, que subiu no lugar mais alto do pódio ao marcar 6/3, 4/6 e 6/3.

Este é o primeiro título do belga nos torneios disputados nos principais países da América do Sul em 2009 . Seu melhor resultado, antes do tão desejado troféu do Banana Bowl, foi o vice-campeonato do Barranquila Bowl, na Colômbia, embora tenha dado privilégio às etapas brasileiras. “ Estou muito feliz por esse titulo. É resultado de muito treino que faço todos os dias para me sair bem em toda temporada, e não apenas em um só torneio”, disse o belga, que saiu às pressas para o aeroporto.

Os dois campeões e os vices embarcam para Porto Alegre (RS), onde disputarão a última etapa da Gira Cosat, a Copa Gerdau.

Resultados das finais deste domingo

Feminino
Kristina Mladenovic (FRA) d. Camila Silva (CHI) 6/4 1/6 e 6/2

Masculino
Yannik Reuter (BEL) d. Gianni Mina (FRA) 6/3 4/6 e 6/3
banner
banner