Rafael Nadal, número 1 do mundo, conquistou na noite deste domingo seu segundo título no Masters de Indian Wells, primeiro evento da série que dá 1.000 pontos ao campeão. O também vencedor de 2007 se adaptou melhor ao forte vento acima de 40 km/h e demoliu o britânico Andy Murray, quarto do ranking, por 2 sets a 0 com parciais de 6/2 6/1 após 1h20min de partida.
O espanhol de Manacor alcança sua sexta vitória em oito jogos contra o escocês de Dunblane e de quebra consegue se vingar das derrotas das semis do US Open no ano passado e da decisão em Roterdã em fevereiro quando lesionou o joelho e não teve condições de dar seu melhor.
Este é o 33o. título da carreira de Nadal em 42 finais, segundo nesta temporada onde levantou o caneco no Aberto da Austrália e 13o. título de Masters 1000. Rafa alcança sua nona conquista sobre quadras rápidas.
O jogo
A partida teve um componente determinante que foi o vento. Com mais de 40km/h a condição climática se deu melhor que conseguiu melhor se adaptar às mudanças de direção da bola. E Nadal se sobressaiu nas longas trocas de fundo, variou com idas à rede, slices, acertou mais winners e cometeu menos erros que o rival que chegou a se irritar em alguns momentos não só com o vento bem como o juiz.
Na primeira etapa Nadal conseguiu a primeira quebra logo no quarto game na segunda chance após conseguir bom golpe de passada forçando o erro do rival. Em seguida Murray se descontrolou um pouco, cometeu erros, reclamou com o juiz e perdeu novamente o saque. Nadal então serviu com tranquilidade e fechou 6/1 após 41 minutos.
Na segunda etapa os dois tenistas começaram equilibrados com 2/2. Mas Nadal conseguiu a quebra no quinto game após apertar na rede. Ele abriu 4/2 e a partir daí Murray tentou uma tática diferente, até certo ponto mostrando desespero, com saque-voleio. Ganhou dois de cinco pontos e acabou sendo quebrado novamente. Bastou o líder do ranking servir bem para concluir por 6/2 e celebrar a vitória.