X

Tiago Fernandes perde e tabu brasileiro é mantido no Banana Bowl

Sexta, 20 de março 2009 às 16:29:10 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
O Brasil perdeu seu último representante na chave principal do 39º Banana Bowl 18 anos nesta sexta-feira. O jovem Tiago Fernandes, de apenas 16 anos, caiu diante do argentino Facundo Arguello em parciais de 6/2 6/1, fato que estende o tabu brasileiro para pelo o menos 19 anos no geral e 29 anos somente no masculino. Tiago pode voltar ao torneio em 2009.

Arguello ressaltou sua tática de jogo e ainda elogiou o brasileiro: "Acredito que Tiago é um jogador muito perigoso, tem uma direita difícil de defender, mas acho que o fato de eu ter jogado muito bem afetou seu jogo e eu consegui vencê-lo", reconheceu ele, que não tem parentesco com o argentino Martin Vassalo Arguello.

Um dos outros argentinos da chave, o oitavo favorito Kevin Konfederak, caiu diante da maior surpresa da competição, o peruano Duilio Beretta, que saiu do quali e já está nas semifinais. Beretta bateu o argentino por 7/6(3) e 6/4, e agora enfrenta o sexto favorito da chave, o belga Yannick Reuter, que disputa seu segundo Banana Bowl.

"Estou muito feliz. Os rankings não indicavam este resultados, mas acho que agora o trabalho que temos feito começa a dar resultado. O Peru tem formado bons jogadores jovens, mas o apoio ainda não existe muito. Com o apoio de algumas pessoas, espero que meu país possa seguir formando mais bons tenistas".

Sem brasileiros na chave, as atenções do 39º Banana Bowl 18 anos agora se volta para as francesas Kristina Mladenovic e Gianni Mina. Mladenovic, favorita da chave feminina, bateu a japonesa Emi Mutaguchi em dois sets, 6/1 e 6/4, e segue sem perder parciais no torneio. Já Gianni Mina surpreendeu o cabeça-de-chave um do torneio, o argentino Andrea Collarini, em parciais de 7/5 e 6/3.

Curiosamente, ambos revelaram um apreço especial pelo tricampeão de Roland Garros Gustavo Kuerten, que esteve no Lagoa Iate Clube na terça-feira para bater bola com Tiago Fernandes: "Eu jogo em Roland Garros durante ano, gosto muito de jogar no saibro e sempre fui muito fã do Guga, vi os três títulos dele na França. Minha maior lembrança é de quando ele desenhou o coração na quadra. Fiquei muito triste de não poder vê-lo treinando", disse Mladenovic, que estava treinando na terça-feira e agora enfrenta a norte-americana Madison Keys, de 14 anos.

Mina também confirmou ser fã do brasileiro, e disse que prefere encontrá-lo em uma próxima vez: "Meu jogador preferido sempre foi o Guga", contou ele, que assim como aconteceu contra José Pereira, virou a partida quando perdia o primeiro set por 4/1 para Collarini.

A outra semifinal feminina será entre a croata Silvia Njiric, que venceu a cabeça dois Veronica Cepede Royg, no Paraguai, por 6/1 7/6(5), e a chilena Camila Silva, sexta favorita ao título.

Veja todos os resultados do dia e as semifinais definidas:

Feminino

Kristina Mladenovic (FRA) d. Emi Mutaguchi (JAP) 6/1 6/4
Camila Silva (CHI) d. Omae Akiko (JAP) 6/2 6/3 Mbr> Silvia Njiric (CRO) d. Veronica Cepede Royg (PAR) 6/1 7/6(5)
Madison Keys (EUA) d. Eugenie Bouchard (CAN) 3/6 7/6(4) 6/2

Masculino

Facundo Arguello (ARG) d. Tiago Fernandes (BRA) 6/2 6/1
Gianni Mina (FRA) d. Andrea Collarini (ARG) 7/5 6/3
Yannick Reuter (BEL) d. Filip Horansky (ESL) 4/6 6/3 6/4
Duilio Beretta (PER) d. Kevin Konfederak (ARG) 7/6(3) 6/4

Semifinais:

Feminino
Kristina Mladenovic (FRA) (1) x Madison Keys (EUA) (11)
Camila Silva (CHI) (6) x Silvia Njiric (CRO) (7)

Masculino
Gianni Mina (FRA) x Facundo Arguello (ARG)
Yannick Reuter (BEL) (6) x Duilio Beretta (PER)

Resultados, chaves e programação do 39o Banana Bowl estão disponíveis no Blog do torneio, no endereço www.bananabowl.com.br, e no site da CBT em www.cbt.com.br

As semifinais e final masculina terão transmissão dos Canais Sportv. A programação das semifinais masculina deve começar às 09 horas de sábado. Já a final acontece às 15 horas de domingo.
banner
banner