X

Nadal salva 5 match-points e consegue virada heróica sobre Nalbandian

Quinta, 19 de março 2009 às 06:10:00 AMT

Link Curto:

Nadal - Indian Wells 09 III
Rafael Nadal vinha sendo completamente dominado por David Nalbandian, 14o. colocado, e tudo se encaminhava para mais uma derrota com direito à aula do argentino. Mas o espanhol mostrou porque é o número 1 do mundo, saiu do buraco, salvou cinco match-points e conseguiu uma épica virada com o placar de 3/6 7/6 (7/5) 6/0, após 2h54min, que lhe deu a vaga nas quartas de final do Masters 1000 de Indian Wells.

Nalbandian esteve no comando da primeira parcial o tempo todo. Ele começou balançando o espanhol e angulando bem sua esquerda colocando Rafa pra correr em direção à sua direita. A devolução do sul-americano esteve afiada e ele saiu quebrando no segundo game para abrir 3/0. O momento de queda de Nalba veio nos três games seguintes quando cometeu erros e cedeu o empate. No oitavo game Nalbandian voltou a jogar seu melhor, abriu 15/40, desperdiçou as duas chances, mas na terceira devolveu bem angulado, forçando o erro do espanhol para conseguir abrir vantagem. Com 5/3 bastou servir bem para fechar por 6/3 após 49 minutos.

A segunda parcial começou com ambos confirmando nos três primeiros games. A partir do quarto o jogo ganhou fortes emoções. Primeiro Nadal desperdiçou cinco break-points. No game seguinte, o tenista de Córdoba abriu 0/40 e conseguiu a quebra com erro do espanhol. Com facilidade ele conseguiu vantagem de 4/2 e sustentou até o 5/3. A partir daí o momento crucial.

Nalbandian foi pra cima na devolução, teve quatro match-points, mas Nadal jogou com primeiro saque em três deles e salvou todos. No game seguinte o argentino serviu para a partida, cometeu vários erros, se viu contra a parede em 15/40, mas se safou e teve outra chance de fechar a partida. Todavia Nadal tirou um winner de backhand e conseguiu devolver a quebra com direita na rede de Nalbandian. Rafa então vibrou muito e elevou o nível de jogo a partir daí. Fez 6/5 com game fácil e por pouco não fechou no seguinte quando perdeu uma chance. No tie-break, o líder do ranking disparou com 5 a 1, perdeu dois set-points com bons saques-voleios do adversário, mas no último deles serviu com slice sem dar chances vencendo um set de 1h31min com 7/6 (5).

Nalbandian entrou visivelmente abatido com a perda do set anterior e não foi páreo para o embalado oponente. Errático, o argentino nem foi sombra das atuações dos outros sets e viu Nadal passear para quebrar três vezes e aplicar um pneu com 6/0. Ao fim do jogo Nadal respeitou o adversário e evitou fortes comemorações.

Esta foi a terceira partida entre Nalbandian e Nadal e a primeira vitória do natural de Manacor que antes havia ganho no máximo quatro games por partida.

O jovem de 22 anos tentará vaga na semifinal de Indian Wells na próxima sexta-feira contra o também argentino Juan Martin Del Potro, sexto do mundo, que passou pelo grandalhão americano John Isner, de 2,05m, em dois tie-breaks com parciais de 7/6 (7/4) 7/6 (7/3). O retrospecto é favorável à Rafa que venceu todos os três jogos até aqui. Mas todos eles ocorreram em 2007 e Del potro teve sua ascenção a partir de junho do ano passado.
banner
banner