X

Guga encara belga na primeira rodada em Valência

Sexta, 01 de abril 2005 às 23:13:01 AMT

Link Curto:

Guga 4
Gustavo Kuerten escapou de ter do mesmo lado da chave principal seus companheiros de estrelato no Torneio de Valência, que são os espanhóis Rafael Nadal e Juan Carlos Ferrero.


O tenista brasileiro estreará contra o belga Olivier Rochus e teria, até um hipotético cruzamento nas quartas-de-final, adversários que não lhe colocariam medo em seus tempos de hegemonia.

Guga volta ao circuito internacional na próxima semana depois de sete meses de afastamento dos torneios oficiais. A última apariçao do brasileiro ocorreu no Aberto dos Estados Unidos, em que foi derrotado pelo dinamarquês Kristian Pless.

Posteriormente, disputou um torneio de exibição em São Paulo em um desafio dinte de argentinos, no fim de setembro do ano passado.

Rochus é o cabeça-de-chave número 4 do torneio espanhol e atravessa a melhor fase na carreira. Ocupando a 40ª colocaçao no ranking mundial, o tenista belga torna-se um perigo para Guga pelo nível que alcançou desde o início da temporada. Ele foi semifinalista em Adelaide, vice-campeão em Auckland e chegou às oitavas-de-final do Aberto da Austrália.

Nas últimas semanas, porém, Rochus não vem tendo bom desempenho. Perdeu três dos últimos cinco jogos, parando na segunda rodada do Torneio de Roterda e na estréia do Torneio de Dubai. Em sua última disputa no circuito, foi eliminado na segunda rodada do Masters Series de Indian Wells, há duas semanas, ao perder por 2 a 0 para o tcheco Jiri Novak.

Guga jamais enfrentou Rochus, mas o belga é o tipo do tenista que o brasileiro gosta de desafiar por deixar que a disputa tenha várias trocas de bola. Aos 24 anos de idade, o belga, de 1,65 m e 59 quilos, tem apenas um título na carreira, conquistado em Palermo, há cinco anos. Ele ainda foi finalista em Copenhague em 2002 e 2003.

Se passar por Rochus, Guga terá de enfrentar a torcida espanhola, já que jogará contra o vencedor do duelo caseiro entre Alberto Martín e Albert Montañes.

Martín, que neste ano foi vice-campeão do Aberto do Brasil, na Costa do Sauípe (BA), perdeu os dois confrontos que fez com o brasileiro, enquanto Montañes ganhou o duelo que travou com Guga, pela primeira rodada do Masters Series de Roma de 2002, quando o brasileiro estava se recuperando da primeira cirurgia a que foi submetido.

Se passar pelos dois primeiros jogos, Guga teria como adversário mais complicado nas quartas-de-final o espanhol David Ferrer. Ele acabou de fazer grande campanha no Masters Series de Miami, perdendo nas semifinais para seu compatriota Rafael Nadal, e é um tenista de Valência.

No total, o Open Comunidad Valenciana, que é jogado no saibro, distribui U$ 340 mil em prêmios, 175 pontos no ranking de entradas, em que Guga ocupa o 89o. posto e 35 na Corrida dos Campeões.
banner
banner