Por Fabrizio Gallas, direto do Rio de Janeiro (RJ)
O brasileiro Fernando Meligeni deu mais um show de humor, raça e bom tênis para bater o poderoso Mark Philippoussis, ex-top 10 do circuito mundial, de 32 anos e que se retirou há menos de um ano do circuito profissional.
Fininho venceu o duelo por 2 sets a 1 com parciais de 6/4 3/6 11/9 e finalizou a partida em um ponto sensacional, quando recuperou uma bola perdida, passando Philipoussis na rede.
Desde o início, Fino alternou lindas jogadas com brincadeiras com o público e com o próprio rival. A cada poderosa direita do australiano, ele provocava risos na plateia.
Entretanto, o jogo foi bem disputado e o brasileiro obteve a quebra decisiva no primeiro set no sétimo game. Philippoussis ainda conseguiu ameaçar em algumas oportunidades, mas, nestas ocasiões, Meligeni elevou o nível de seu jogo e reverteu os momentos delicados. Com isso, ele fez 6 a 4 e saiu na frente.
O segundo set foi mais complicado para Meligeni. Philippoussis conseguiu acertar seu poderoso serviço e não deu muitas chances ao brasileiro. Com uma quebra logo no início, o australiano administrou a vantagem e fechou por 6 a 3.
A definiçao foi para o match tie-break, bastante equlibrado desde o início. Meligeni abriu vantagem na parte final e teve dois match points, mas jogou na rede e o australiano empatou. Logo em seguida, ele confirmou o saque e fechou com uma bela passada.
Os dois tenistas voltam à quadra ainda hoje. Philippoussis enfrenta o compatriota Pat Cash, enquanto Fininho encara o ex-número 1 do mundo Jim Courier.
Esta é a segunda vitória de Meligeni sobre Philippoussis. Em 1996, nos Jogos Olímpicos de Atlanta, o brasileiro iniciou sua arrancada rumo às semifinais batendo o australiano com 7/6 no terceiro set.