X

Bellucci inspira jovens tenistas da Junior`s Cup em Santos

Sábado, 14 de fevereiro 2009 às 19:06:02 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
O paulista Thomaz Bellucci, de 21 anos, disputa a sua primeira final de ATP neste sábado na Costa do Sauípe (BA). O caminho da revelação brasileira até o profissionalismo começou há muitos anos atrás nas etapas da Credicard MasterCard Junior's Cup nas quais ele sempre se destacou e surgia como promessa do tênis nacional. Enquanto o número um do Brasil tenta seu primeiro grande título, mais de 200 tenistas infanto-juvenis disputam, em Santos, a primeira etapa da Junior's Cup tentando seguir os passos de Bellucci.

O jovem Alexandre Albarci, que disputa a semifinal na categoria 14 anos, vê Bellucci como uma inspiração. "É muito legal ver um brasileiro de novo entre os 100 do mundo, chegando à final de um torneio ATP no Brasil. Isso motiva bastante a gente que está começando ainda mais por saber que ele já jogou este circuito, então é bom saber que estou no mesmo caminho", comenta.

O treinador Danilo Navacinsk do Clube Paineras do Morumby vê Bellucci como um importante exemplo paras as novas gerações. "A gente acompanha Bellucci desde pequeno e via que ele era determinado e sempre buscou o melhor dele. O fato dele chegar à final é ótimo para o Brasil que é um país que precisa de ícones nos esportes para servir de exemplo ainda mais por ele tem todas as qualidades como ser educado, ter muita vontade de melhorar e disposição para treinar, que é o ainda falta para nossos tenistas", analisa.

Navacinsk também avalia a necessidade de torneios com boa organização. "É importante torneios bem organizados como esse porque a mulecada já se acostuma com um sistema profissional, com boa estrutura e isso motiva bastante", completa.

Perto do profissionalismo, o jovem de 18 anos, Pedro Scocuglia, acredita que Thomaz Bellucci dá nova esperança ao tênis brasileiro. "Todo mundo sempre diz que no Brasil é muito difícil surgir novos tenistas, então ele tem provado que isso não é verdade. Ele sempre treinou no Brasil isso mostra que é possível e dá esperança para gente, é uma motivação a mais", garante. Scocuglia também fala da necessidade de se ter novos ídolos nacionais "A gente teve o Guga (Gustavo Kuerten, tricampeão de Roland Garros) que era um fenômeno, então não dá para comparar, mas o Bellucci é um cara que vai ficar entre os 50 do mundo, quem sabe até top 10. É muito legal ter um ídolo para torcer como Federer, mas é uma sensação diferente poder ver um brasileiro na televisão e chegando perto do topo", diz.

Finalistas - A categoria 12 anos feminino conheceu suas finalistas na manhã deste sábado. A paulista Letícia Vidal superou Julia Pereira por 6/2 e 6/3 e enfrenta Júlia Gomide, também de São Paulo, na decisão. Gomide passou por Lara Soares, do Distrito Federal, por 7/6(5) e 6/3. Em razão da chuva, as partidas estão sendo realizadas nas quadras cobertas do Tênis Clube de Santos.

Prêmio - Os atletas que encerrarem a temporada como líderes do ranking da Credicard MasterCard Junior's Cup 2009, ou seja, aqueles que somarem o maior número de pontos nas cinco etapas classificatórias e no Master, ganharão como prêmio uma ajuda de custo no valor de R$ 1.500, além de uma semana de treinamento na academia espanhola Sanchez-Casal.

Resultados parciais desta sábado (14/fev/2009):

12 anos feminino:

LETICIA VIDAL (SP) d. JULIA PEREIRA (SP) 6/2 6/3
JULIA GOMIDE (SP) d. LARA SOARES (DF) 7/6(5) 6/3

CREDICARD MASTERCARD JUNIOR'S CUP 2009

1a etapa - de 09 fev a 15 fev - Santos/ SP Local: Tênis Clube (Rua Minas Gerais, 37 - Boqueirão - Santos/ SP - tel 13-3228-8100)
2a etapa - de 27 abr a 03 mai - Curitiba/ PR
3a etapa - de 15 jun a 21 jun - Campinas/ SP
4a etapa - de 31 ago a 06 set - Porto Alegre/ RS
5a etapa - de 21 set a 27 set - Blumenau/ SC
Master - de 19 out a 25 out - São Paulo/ SP
banner
banner