X

Serena desbanca Jankovic e assume liderança. Sharapova despenca

Segunda, 02 de fevereiro 2009 às 10:23:34 AMT

Link Curto:

Serena Williams - Campeã Melbourne 09
O novo ranking divulgado nesta segunda-feira pela WTA trouxe várias mudanças no top 10, e a mais significativa delas foi a ascenção de Serena Williams, que com o título do Aberto da Austrália desbancou a sérvia Jelena Jankovic e retornou ao topo da tabela após três meses na vice-liderança.

A norte-americana está em primeiro com 9432 pontos, pouco menos de 300 pontos a mais que a russa Dinara Safina, vice-campeã em Melboune e nova vice-líder com 9150.

Jankovic aparece agora em terceiro com 8580 pontos, seguida por Elena Dementieva, que manteve a quarta posição com 8216. Completa o top 5 a russa Vera Zvonareva, vice-campeã da Masters de Doha no ano passado e semifinalista no primeiro Grand Slam do ano, que alcança a melhor colocação da carreira.

A musa Ana Ivanovic, que defendia o vice-campeonato na Austrália, decepcionou ao cair na terceira rodada, comprovou a má fase e caiu para a 8a. colocação.

Completam o top 10 a americana Venus Williams (6a.), a russa Svetlana Kuznetsova (7a.), a polonesa Agnieszka Radwianska (9a.) e a russa Nadia Petrova (11a.).

Campeã do major australiano no ano passado, a russa Maria Sharapova ainda se recupera de lesão no ombro e como não disputou o torneio esse ano despencou para o 17o. lugar na tabela. Ela não ficava fora do top 15 desde 2004 quando venceu o Aberto de Wimbledon com apenas 17 anos.

Outro destaque da tabela é a sérvia naturalizada australiana Jelena Dokic. Ex-número 4 do mundo, ela vem tentando neste início de ano retornar ao circuito após passar por problemas físicos e emocionais que a haviam feito abandonar o tênis, e logo no primeiro grande torneio do ano chegou às quartas-de-final no Aberto da Austrália. A boa campanha em Melbourne trouxe a tenista de volta ao top 100 aparecendo na 91a. posição, um salto de 96 posições em relação à última tabela.

Entre as brasileiras, Vivian Segnini é a mais bem rankeada em 351o., seguida por Teliana Pereira em 394o. e Maria Fernanda Alves em 430o.
banner
banner