X

Israelense aprova ataques de seu país à Gaza e vive momento inusitado em SP

Quinta, 08 de janeiro 2009 às 17:01:58 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Por Fabrizio Gallas, direto de São Paulo, e Rubens Lisboa (Diário Lance!) - - O tenista israelense Harel Levy, número 245 do ranking ATP e ex-top 30, que disputa o Aberto de São Paulo no Parque Villa Lobos, serviu ao exército de seu país entre 1998 e 2000, e é favorável aos ataques do mesmo contra a Palestina na região da Faixa de Gaza.

"O que acontece em meu país é muito triste, entendo que meu país está defendendo um direito. O mundo sabe que Israel é um país com o direito de ser protegido. Meu coração está junto com os soldados israelenses. Ao contrário das ações terroristas, Israel quer paz. Espero que a guerra termine logo", declarou o tenista que fez cinco vezes a pré-temporada na academia de Larri Passos na época áure de Gustavo Kuerten.

O experiente de 30 anos ficou inconformado com a forma que sua compatriota, a tenista Shahar Peer (39ª no ranking da WTA) foi tratada durante o Torneio de Auckland que acontece nesta semana. Peer recebeu uma carta de um grupo pacifista neozelandês pedindo a sua retirada do torneio. Ao não acatar, ela ouviu protestos do público até ser eliminada nesta quinta-feira pela russa Elena Dementieva. "Eu achei ridículo o que aconteceu na Nova Zelândia. As pessoas não sabem o que está acontecendo em Israel, é um protesto apenas contra o esporte. Eu achei isto muito ruim e sinto vergonha pelo povo neozelandês. Esporte é diferente de política e eles precisam entender isto. A postura de Shahar Peer está correta, ela não é política, é uma atleta, afirmou Levy.

Na partida em que foi derrotado em 2 sets a 0 pelo argentino Horacio Zeballos (196º), Harel Levy precisou lidar com um momento estranho. Durante o segundo set, um torcedor apareceu ao lado da quadra 2 com uma camisa do Líbano, país que atacou Israel nesta quinta-feira. No intervalo de um game, Harel Levy fixou o olhar no torcedor e seguiu para o descanso em sua cadeira.
banner
banner