X
banner

Masters Series de Indian Wells

Quinta, 10 de março 2005 às 16:12:39 AMT

Link Curto:

Indian Wells
De 11/03 até 20/03

Final de simples em 2004: Roger Federer (SUI) 2x0 Tim Henman (GBR) 6/3 e 6/3

Final de duplas em 2004: Arnaud Clement (FRA) / Sebastien Grosjean (FRA) 2x0 Wayne Black (ZIM) / Kevin Ullyett (ZIM) 6/4 e 6/4

Site oficial: http://www.pacificlifeopen.com

O primeiro Master Series da temporada, o de Indian Wells, na Califórnia, tem crescido de forma notável. Passou de um Master Seris "comum", com 64 tenistas na chave principal, para integrar o topo deste tipo de competição, ao lado do Master Series de Miami.

O fato de anteceder o Master Series de Miami ajudou muito, pois por causa disso sempre contou com a participação de todos os principais jogadores. O seu crescimento foi conseqüência.

De acordo com o histórico do Site Oficial da ATP, a primeira edição ocorreu em 1987 e o título ficou com o alemão Boris Becker, que venceu o sueco Stefan Edberg em 3 sets. A galeria de grandes campeões não pára em Becker. Vários jogadores que já lideraram o ranking venceram em Indian Wells: Stefan Edberg, Jim Courier, Pete Sampras, Andre Agassi, Marcelo Ríos, Lleyton Hewitt e Roger Federer. Porém o maior campeão foi Michael Chang, campeão em 3 oportunidades (1992, 1996 e 1997).

A participação brasileira tem como principal nome Gustavo Kuerten. Logo em sua primeira aparição, em 1997, quando entrou como qualifier, venceu 2 partidas e alcançou as oitavas. Em 1999 alcançou as semifinais, perdendo para Carlos Moya. Em 2001 foi cabeça de chave número 1, perdendo nas oitavas. A sua principal participação, porém, foi depois da cirurgia em 2003. Naquela oportunidade venceu Federer na segunda rodada, apresentou momentos de altíssimo nível contra James Blake, nas quartas, e Rainer Schuettler, na semi, e foi facilmente derrotado pelo então número 1 Lleyton Hewitt, em um jogo que ocorreu no mesmo dia do desfecho da semifinal.

Sobre o torneio do ano passado, em sua campanha Federer passou por Andrei Pavel, Fernando González, Mardy Fish, Juan Ignacio Chela, Andre Agassi e Tim Henman. A campanha foi impressionante, tendo o suíço perdido apenas 1 set, contra Agassi.

O Torneio desse ano contará com 96 tenistas na chave principal. O Brasil será representado por Ricardo Mello, que estréia contra Fabrice Santoro. A competição irá distribuir U$2,7 milhões em prêmios e o campeão levará 100 pontos na corrida e U$421 mil.
banner
banner