X

Mãe de Acioly busca tricampeonato brasileiro de Seniors

Quinta, 31 de julho 2008 às 10:58:00 AMT

Link Curto:

A paixão pelo tênis passa por distintas gerações entre famílias que carregam na bagagem nomes que consagraram o esporte no Brasil. Na família Acioly não é diferente. Cariocas e moradores da Capital Federal desde 1972, Teresinha e Claudio Acioly, pais do talentoso Ricardo Acioly e amantes do tênis durante décadas, não deixaram de participar do Campeonato Brasileiro de Seniors, torneio que reúne o que é de melhor entre os tenistas das categorias de 35 a 80 anos, no Clube do Exército, até o próximo sábado, 02 de agosto.

Aos 76 anos, Teresinha Acioly (DF) é líder do ranking nacional da categoria 75 anos, porém, disputa uma categoria abaixo e já acumula duas vitórias e uma derrota no torneio que encerra o “Mês do Tênis de Brasília”. O formato de disputa desta categoria é o round robin, onde todas as participantes jogam entre si. Desta forma Teresinha já passou por Diva Santiago (RS), por 6/3 e 6/0, perdeu para Maria Velloso (SP) por 6/2, 4/6 e 7/5, aplicou um duplo 6/0 em cima de Norma Araujo nesta quarta-feira e terá de encarar Maria Helena Barbosa (SP) na sexta-feira, em busca do tricampeonato consecutivo dos 70 anos. A tenista que marcar o maior número de vitórias será declarada campeã.

“ Em Brasília tudo ajuda. Não chove a meses e com isso não precisamos procurar quadra coberta. O mês do tênis foi perfeito no Clube do Exército, com a presença dos melhores tenistas do Brasil desde o juvenil aos seniors, todos no mesmo local. Isso é uma maravilha para o crescimento no tênis no País ”, disse a mãe de Ricardo. Já Claudio Acioly (DF) não teve muita sorte neste terceiro dia de competição, sofreu uma lesão no pé e desistiu do jogo contra Nelson Sperb (SP), da categoria 80 anos.

Nascidos no Rio de Janeiro, os Acioly mudaram para Brasília quando Ricardo tinha apenas 8 anos, idade em que surgiu os primeiros passos rumo ao mundo do tênis. A partir daí ele não parou de colher bons frutos para o tênis brasileiro. O ex-profissional conquistou vários títulos na careira, foi técnico de Fernando Meligeni, atuou como capitão do time brasileiro na Copa Davis durante cinco anos (setembro de 1998 até setembro de 2003), revelou grandes tenistas profissionais e atualmente tem um Centro de Treinamento no Rio de Janeiro, onde aplica a política focada em desenvolver jovens talentos.

Filho mais novo do casal Acioly, Ricardo, também conhecido como Pardal, herdou a paixão pelo esporte desde quando acompanhava sua mãe, que na época jogava socialmente nos Clubes do Distrito Federal e não participava de competições. “Gostava de jogar socialmente e sempre levava meus dois filhos comigo. A partir de 1989 me interessei em disputar torneios e com a ajuda do meu treinador, que me acompanhou durante 15 anos, não abandonei os torneios de seniors “, disse Teresinha, amante assumida do esporte. “Jogo todos os dias, inclusive aos sábados e domingos, pela manhã. Esse ritmo de vida faz bem para o meu corpo, mente, alma. Até quando eu der conta de segurar uma bola terei o prazer de jogar”, completou.

Nesta quarta-feira serão definidos os primeiros semifinalistas do Brasileirão de Seniors. Os 78 jogos de simples, além dos jogos de duplas, estão em andamento nas quadras de saibro do Clube do Exército.

Chaves, listas de inscritos, plano de jogos e programação do Campeonato Brasileiro de Seniors estão disponíveis na home do torneio, no site da CBT, em www.cbt.com.br

Serviço: Brasileirão Seniors 2008
Clube Oficial: Clube do Exército de Brasilia
Endereço: Setor de Clube Sul Trecho 2 - Lote 23, S/N
Telefone: 61-32261665 / 61-34156762


Fonte: Assessoria de Imprensa CBT - Flaviane Souza e Lucas Caram
banner
banner