X

Tênis e Saúde - Atenção Tenistas! Anti-Inflamatório Proibido

Quarta, 30 de julho 2008 às 13:28:32 AMT

Link Curto:

Gilbert Bang II

Por Dr. Gilbert Bang, membro da Society for Tennis Medicine and Science, ligada a ITF, ATP e WTA

O anti-inflamatório Prexige do laboratório Novartis foi proibido na Austrália, Estados Unidos, Reino Unidos, Canadá, Argentina entre outros totalizando 36 países.

No Brasil, a medicação foi aprovada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 2005.

A proibição se deveu por casos de morte decorrente de efeitos colaterais hepáticos (fígado) sendo duas delas ocorridas no Brasil.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo proibiu a distribuição e venda do Prexige por 90 dias.

Desde sua aprovação pela ANVISA, a medicação recebeu 1265 notificações de reações adversas previstas e não previstas na bula do medicamento, das quais 147 foram consideradas graves, como infarto, arritmia, hepatite, hemorragias, pancreatite, edema de glote, insuficiência renal, broncoespasmos e choque anafilático. No mundo são 3585 casos.

A medicação é da mesma família do Vioxx, proibido em 2004 e do Bextra, proibido em 2005. O Arcoxia também faz parte desse grupo e já é proibido nos Estados Unidos. A ANVISA revisará os riscos associados ao uso dessa classe de substância.

Sugestão:

Não se auto-medique: além de riscos para sua saúde há o risco de substâncias proibidas pelo controle anti-doping.

Sobre Dr. Gilbert Bang

Gilbert Sung Soo Bang começou a atuar com tenistas em 2002, mas já trabalhava com esportes desde 1994. O início deu-se através da clínica Movimentoa, que se localiza dentro do complexo esportivo Unisys Arena em São Paulo/SP.

O início deu-se através da Clínica Movimento, que se localiza dentro do complexo esportivo Unisys Arena em São Paulo/SP, atendendo tanto com juvenis quanto profissionais. Dr.Bang é Médico Fisiatra, Mestre em Ortopedia e Traumatologia, trabalha no Hospital Israelita Albert Einstein/SP e na Clínica Movimento/Unisys Arena. É membro da Society for Tennis Medicine and Science.
banner
banner
banner