X

Federer mostra afobamento e leva incrível virada em Toronto

Quarta, 23 de julho 2008 às 22:38:32 AMT

Link Curto:

Federer - Derrota Toronto
E Roger Federer sentiu a derrota para Rafael Nadal na final de Wimbledon. O número 1 do mundo cometeu no total 51 erros não-forçados e foi surpreendentemente eliminado pelo francês Gilles Simon, 22o. do mundo, logo em sua estréia no Masters Series de Toronto por 2 sets a 1 com parciais de 2/6 7/5 6/4 após 2h01min de partida.

A incrível derrota fará não vai interferir no ranking da semana que vem, mas sim na semana das Olimpíadas onde o número 1 terá 345 pontos descartados por ter feito a final em Montreal no ano passado (perde 350, mas marca 5 pela segunda rodada).

O jogo parecia fácil para o suíço de acordo com o que se viu no primeiro set. Apesar de cometer 10 erros não-forçados, o número 1 começou assustando e impondo um ritmo forte desde o início. Simon não conseguiu encaixar seu estilo mais cadenciado e de contra-ataque, vendo o suíço atropelar com duas quebras e abrir 4/0 para fechar em 6/2 em 26 minutos. Simon teve apenas uma chance de quebra no último game, mas devolveu bola curta e levou winner.

A partir da segunda etapa Federer se mostrou apressado querendo acabar logo com o jogo, mas esbarrou na paciência e bom nível de troca de bolas do adversário que vinha embalado pelo título em Indianápolis conquistado no domingo e em um mesmo tipo de quadra rápida. O número 1 errou 19 bolas e não foi bem. Simon melhorou e ficou mais regular mantendo o saque até conseguir uma quebra em sua quinta chance no sexto game. Mas Federer foi pra cima e tratou de empatar se impondo nas devoluções. Todavia, no 12o. game, Federer viajou, errou quatro bolas e perdeu o saque de zero para ceder o set 7/5 após 50 minutos.

A terceira e última parcial mostrava um quadro diferente quando Federer abriu uma quebra logo no início e fez 3/1. Mas de novo o afobamento foi destaque no tenista da Basiléia que viu sua vantagem desmoronar. Federer então foi pra cima no game seguinte, tornou a quebrar para marcar 4/3, mas Simon não desistiu, aproveitou equívocos do líder e virou para 5/4. O game final foi igual ao último do segundo set. Quatro erros do suíço e comemoração do francês que conseguiu a maior vitória da carreira.

Simon enfrenta agora nas oitavas de final o argentino Jose Acasuso que marcou 6/3 3/6 6/3 aobre o chileno Fernando Gonzalez.
banner
banner
banner